• Entrar
  • Cadastrar
Brigadeiro diferente com ingrediente brasileiríssimo é tão incrível quanto o de chocolate e eu vou te provar com essa receita
Paula AraripePor  Paula Araripe  | Redatora

Paula é jornalista, escritora e fã de carteirinha das competições de gastronomia da TV. Não consegue viver sem pão de queijo, é adepta das receitas simples e bem-feitas, e adora presentear as pessoas com biscoitos caseiros.

Você não precisa usar chocolate para fazer um brigadeiro com gosto muito parecido, o segredo está em um ingrediente brasileiro que muitos ignoram!

Brigadeiro diferente com ingrediente brasileiríssimo é tão incrível quanto o de chocolate e eu vou te provar com essa receita

Usar cupuaçu no lugar do chocolate deixa o brigadeiro ainda mais brasileiro do que já é (Créditos: Shutterstock)

Para muita gente não tem jeito, brigadeiro mesmo tem que ser de chocolate. Não importa o quão saboroso e refinado sejam os doces gourmets com variações como o brigadeiro de pistache ou o brigadeiro romeu e julieta, se não tiver gosto de chocolate vão ter pessoas dizendo que não é brigadeiro. Mas achamos uma solução para fazer um doce diferente que ainda é tão próximo do chocolate que vai te surpreender: o brigadeiro de cupuaçu.

O cupuaçu é um fruto da Amazônia conhecido como primo do cacau. Eles são bem parecidos na textura de casca grossa com semente cremosa por dentro. Até no sabor, enquanto a semente do cupuaçu pura tem sabor azedo e agridoce, a própria semente do cacau crua que tem um paladar quase cítrico. O cupuaçu tem benefícios para a saúde, não precisa ser torrado e é naturalmente mais cremoso e gorduroso, perfeito para entrar no lugar do chocolate nos doces. Veja no TudoGostoso como fazer o brigadeiro de cupuaçu e prove na prática como pode ser tão delicioso quanto o clássico.

Como fazer brigadeiro de cupuaçu

Como o cupuaçu é usado em polpa, em vez de torrado, o brigadeiro fica mais claro, parecendo um chocolate branco. Mas você pode até “enganar” nessa parte dependendo da decoração que escolher.

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 xícara de polpa de cupuaçu
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha ou cumaru ralado (opcional)
  • granulado, açúcar cristal ou leite em pó para decorar

Modo de preparo

  1. Coloque o leite condensado, a manteiga e a polpa de cupuaçu em uma panela. Se quiser, pode colocar um toque de essência de baunilha para aromatizar. Para manter no tema de ingredientes típicos, vale usar cumaru, a famosa “baunilha brasileira” ralada.
  2. Leve a panela ao fogo bem baixo, quase desligado, e cozinhe sem parar de mexer até que vire um creme denso e soltando do fundo da panela, no ponto de brigadeiro.
  3. Despeje o brigadeiro quente em um prato grande coberto em plástico ou untado com manteiga e espalhe bem com uma espátula para ficar fino e esfriar mais rápido.
  4. Quando estiver frio, unte as mãos com manteiga, separe as porções com uma colher e enrole com as mãos até fazer a bolinha de brigadeiro no tamanho que quiser.
  5. Passe os brigadeiros em um prato com a sua cobertura predileta. Pode usar o granulado escuro para ficar como um brigadeiro apesar do interior ter outra cor, ou o granulado branco para manter no tema como se fosse um chocolate branco. Açúcar cristal ou leite em pó são outras boas opções de cobertura.
  6. Coloque-os nas forminhas e estarão prontos! Ficam ainda melhores se deixar na geladeira por pelo menos uma hora antes de comer para ficarem mais geladinhos e firmes.


Veja mais:
“Ganha até do chocolate”: fiz esse brigadeiro de coco queimado muito saboroso e crocante por fora e ninguém conseguiu parar de comer
Brigadeiro além do chocolate: 23 receitas diferentes que vão te surpreender a cada mordida
Como fazer brigadeiro: acerte o ponto para calda, recheio, enrolar e brigadeiro de colher

Temas relacionados