• Entrar
  • Cadastrar
“Ganha até do chocolate”: fiz esse brigadeiro de coco queimado muito saboroso e crocante por fora e ninguém conseguiu parar de comer

Esse brigadeiro feito e coberto com coco queimado é uma perdição, perfeito para decorar mesa de festa ou fazer no fim de semana quando der vontade

“Ganha até do chocolate”: fiz esse brigadeiro de coco queimado muito saboroso e crocante por fora e ninguém conseguiu parar de comer

Usar coco queimado (por dentro e por fora!) faz toda a diferença nesse docinho (Créditos: Shutterstock)

Nas mesas de docinhos de festa nunca pode faltar um bom brigadeiro tradicional de chocolate. Só que o brigadeiro vai além do chocolate e também dá para inovar nessa bolinha açucarada de leite condensado. E uma das melhores formas que eu já vi de fazer um doce gourmet sem pagar caro é com um brigadeiro de coco queimado!

Todo mundo conhece também o famoso beijinho de coco, mas acredite quando digo que brigadeiro de coco queimado é totalmente diferente. O interior é muito cremoso e o exterior tem um leve crocante de coco, com todo o docinho exalando um aroma que só conseguimos tirar quando torramos o coco ralado. Já pega os ingredientes e as dicas de como acertar no ponto do brigadeiro do TudoGostoso e vem preparar o brigadeiro de coco ralado que ganha até do chocolate como favorito aqui em casa.

Como fazer brigadeiro de coco queimado?

Embora você possa comprar coco queimado ralado no mercado facilmente, recomendamos fazer em casa que sai mais barato e é muito fácil.

Ingredientes

  • 1 caixa de leite condensado
  • 1 caixa de creme de leite
  • 150 g de coco ralado
  • 50 g de chocolate branco (opcional)
  • doce de leite para decorar (opcional)

Modo de preparo

  1. O primeiro passo é fazer o coco queimado caseiro. Para isso, pegue o coco ralado, de pacotinho mesmo, e coloque em uma panela e leve ao fogo médio.
  2. Deixe o coco torrar, mexendo para que eles fiquem queimados por igual. Você também pode espalhar em uma assadeira e levar ao fogo, mas é preciso ter cuidado para não passar do ponto.
  3. Quando o coco estiver bem douradinho, reserve cerca de 1/3 (se quiser facilitar você pode torrar as quantidades separadamente) em um prato para enrolar depois e o restante deixe na panela. Se quiser mais fininho, você pode passar em um processador de alimentos, mas “in natura” fica com uns crocantes no meio do brigadeiro que são deliciosos também.
  4. Adicione o leite condensado e o creme de leite na panela e misture conforme cozinha em fogo baixo. Se quiser, pode colocar um pouco de chocolate branco picado que ajuda a dar consistência e cremosidade sem esconder o sabor do coco.
  5. Cozinhe o brigadeiro normalmente como qualquer outro até ficar em ponto de brigadeiro, que você “puxa” com uma colher e solta fácil do fundo e demora para “voltar” ao lugar.
  6. Despeje o brigadeiro em um prato largo e espalhe até ficar uma camada fina para esfriar mais rápido.
  7. Após esfriar, com uma colher pegue a quantidade desejada de brigadeiro e enrole na palma da mão untada com margarina ou manteiga para fazer as bolinhas.
  8. Passe as bolinhas no prato com o coco queimado que reservou anteriormente até cobrir e coloque na forminha adequada.
  9. Repita até acabar todo o brigadeiro. Se quiser, pode decorar em cima com um pouco de doce de leite usando bico de confeiteiro que fica ainda mais bonito e ótimo para festas ou para vender, além de combinar bem o sabor.


Veja mais:
Brigadeiro de pistache é o docinho que vai competir com o chocolate
Coco caramelizado sem segredo igual da barraquinha com apenas 3 ingredientes: se liga na dica para abrir o coco!
Brigadeiro sem manteiga fica bom? Vem descobrir a resposta no TudoGostoso!

Temas relacionados