No dia 26 de julho é comemorado o Dia dos Avós, o que torna essa data muito especial. Para celebrar esse dia, o TudoGostoso reuniu diversas receitas que trazem muita nostalgia da casa dos avós para você fazer em casa. Ou, melhor ainda, para você fazer para os seus avós! Afinal, neste dia tão querido, a vovó merece um descanso da cozinha, né? Confira a seguir 11 comidas de vó que todo mundo ama:
Bolo de fubá cremoso: quem não ama esse quitute da vovó?
Comidas de vó que todo mundo ama: nostálgicas e deliciosas
Além de ser uma comida típica das festas juninas, o arroz doce também é uma doce muito feito pelas vovós do Brasil. Cada uma delas possui uma receita diferente, com um toque especial, que faz com que o arroz doce da vovó seja sempre o melhor. Tem as versões com doce de leite, paçoca, amendoim... Conta pra gente qual a versão da sua avó!
Um clássico português, também conhecida como "comida dos deuses", a ambrósia chegou ao Brasil junto com os cozinheiros do período colonial. Rapidamente ela se popularizou, principalmente pelas regiões Sul e Sudeste do país. Quem tem avós portugueses ou descendentes de portugueses sabe que esse doce não podia faltar depois do almoço de domingo!
Sabe aquele doce de leite verdadeiro, feito com leite e que demora um tempão no fogo para ficar pronto? É ele que estamos falando! Porque, vamos combinar, só a vovó para ter paciência. Perfeito e delicioso! Algumas pessoas preferem mais clarinho enquanto outras gostam do mais escurinho, porém o importante mesmo era chegar na casa da vovó e ter aquele doce de leite para comer de colherada!
Uma das memórias de infância que quase todo mundo tem é da vovó fazendo bolinho de chuva, e não precisava nem estar chovendo para isso! Mas era o clássico lanche da tarde quando o céu ficava cinza: a vovó fazia a massa, fritava os bolinhos e os netos tinham a tarefa de passar na mistura de açúcar e canela.
Bolo de fubá com cafezinho coado, hmmm! Quem consegue resistir? Ninguém! E é tão fácil de fazer que você nem precisa mais ficar explorando sua avó para fazer toda vez que você for na casa dela. Além do bolo de fubá cremoso, também tem outras versões como o bolo de fubá com erva-doce e o bolo de fubá com queijo.
Bolo de cenoura está todo mundo careca de saber fazer! Mas e a calda de chocolate durinha? Hoje em dia é muito mais comum encontrar o bolo de cenoura com calda de chocolate em que a calda é um brigadeiro ou um ganache, mas quem lembra daquela calda de chocolate com açúcar que forma uma casquinha deliciosa? É dessa receita que estamos falando! Se você ficou com saudades, corre para fazer. A gente garante que é muito fácil!
Mingau em geral é muito uma comida de vovó, seja de aveia, de maisena, de milho... E o mais engraçado é que era uma comida que as vovós faziam só quando a gente ficava doente, praticamente. Quem foi aquela criança que quando ficava resfriada era chatinha para comer, sabe do que estamos falando! Um mingau de aveia quentinho curava todas as dores. Nessa época de friozinho, é uma ótima ideia para o café do manhã: rápido e fácil de fazer, além de ser muito nutritivo.
Assim como o mingau, a canja de galinha é aquela típica receita de quando tem alguém doente. Mas agora nesse frio que tem feito, nada melhor do que uma sopinha para esquentar. E para quem não sabe nada de cozinha, não se preocupe: essa sopa é muito simples de preparar!
Uns amam, outros odeiam, mas a verdade é que a torta salgada de liquidificador nunca podia faltar na casa dos avós! Seja de sardinha, atum, salsicha ou presunto, lá estava ela na mesa do lanche da tarde. Se você é do time que ama torta salgada e quer matar as saudades, é só seguir o passo a passo direitinho que você vai ter uma torta pronta em poucos minutos.
Um almoço bem caseiro, que conforta e aquece nosso coração, é a carne moída com purê de batata da vovó. Uma comidinha atemporal e simples, mas cheia de sabor. Possui suas variações também, como o bolo de batata e o escondidinho de carne moída.
Algumas vovós falam que suas comidas são feitas, muitas vezes, com tudo que sobra na geladeira. Vovó nunca joga nada fora, sempre tem uma receita para fazer com aquela sobra de frango assado, de legumes, de arroz... E assim nasceu o arroz de forno. Você não precisa seguir a receita à risca, pode sempre usar o que já tiver na geladeira, já que a ideia é de não desperdiçar nada!
Veja mais:
Lugar de criança é na cozinha se você seguir as dicas e receitas do TudoGostoso: cozinhe com os filhos em segurança e com muita diversão