A busca por uma dieta saudável e melhores hábitos são essenciais para prevenir o câncer e, especificamente, o câncer de próstata em homens. De acordo com a previsão da Organização Mundial da Saúde (OMS), a prevalência da doença aumentará até 2050.
Atualmente, esse tipo de câncer é responsável por 7,3% dos novos casos anuais de câncer em todo o mundo, o equivalente a 1,5 milhões. Alguns fatores de risco são destacados pelos especialistas, como a idade (a incidência dispara a partir dos 50 anos), o histórico familiar e a qualidade da alimentação.
William Li, médico e biólogo cardiovascular formado em Harvard, alerta sobre quais alimentos ele evita incluir na sua dieta a todo custo. Entenda os motivos.
Cardiologista se recusa a comer esses alimentos
Dentre os alimentos que o especialista prefere ver bem longe das suas refeições, ele destaca as carnes vermelhas cozidas demais e frios defumados como o bacon, devido ao seu alto teor de gordura saturada. Ele lembra que as carnes vermelhas e processadas apresentam o maior risco cancerígeno.
De acordo com as recomendações da OMS, há uma variedade em particular que deve ser evitada: Quando as carnes são preparadas em altas temperaturas, como grelhadas ou defumadas, é produzido um composto, as aminas heterocíclicas (HCA). Quanto mais torrada e crocante for a gordura, maior será a concentração desse agente cancerígeno.
Inclua esses alimentos desde já na sua dieta
Tanto os HCAs quanto os AGEs (produtos finais de glicação avançada) são produzidos por meio do que é conhecido como reação de Maillard, um processo químico que aumenta com o calor.
Assim, o bacon levemente dourado contém apenas 10% de HCA em comparação com o bacon frito. No entanto, o cardiologista prefere evitar ao máximo essas carnes e afirma que estão claramente associados a um "risco aumentado de câncer".
Ele fala da 'epifania' que a sociedade vive relativamente à necessidade de substituir a carne por mais fontes de proteína vegetal. No entanto, o consumo de carne ainda é muito elevado.
Ele recomenda fontes de proteínas vegetais e gorduras saudáveis para o coração, como legumes, especificamente soja, e nozes.
Estudo aponta eficiência das nozes no tratamento de câncer
William Li cita um estudo realizado com 47 mil participantes que consumiram uma pequena quantidade de nozes (um terço de uma xícara de café, cinco vezes por semana). O resultado apontou que os riscos de morte por câncer reduziu em 34%.
"Sabíamos que isso acontecia com o câncer da mama, mas agora temos provas de que também é eficaz contra o câncer da próstata", explicou ao El Español.
Quanto à soja, ele a considera muito benéfica na prevenção do câncer devido aos compostos bioativos que contém e que, como destaca, "enfraquecem o microambiente tumoral", facilitando os tratamentos oncológicos.
O cardiologista cita estudos realizados na China com consumidores de tofu, preparado como alternativa à carne com soja prensada e coagulada, e leite de soja. Foram observadas uma redução expressva na incidência de tumores de próstata de 40%.
Veja quais são os outros alimentos recomendados pelo especialista
Outros alimentos recomendados pelo especialista são frutas cítricas, como laranja, e vegetais crucíferos, como brócolis. "Cem gramas de frutas cítricas por dia têm sido associados a uma diminuição de 12% no risco de câncer de próstata", explica ele.
E uma xícara de brócolis por semana também favoreceria o tratamento caso o tumor aparecesse, já que está ligado, segundo o especialista, a uma "menor extensão" da doença.
Veja mais!
Brócolis ainda mais poderoso: a descoberta de um novo benefício do vegetal está movimentando a ciência
Evite essas 2 substâncias na alimentação para fugir do câncer, segundo nutricionista oncológica