• Entrar
  • Cadastrar
Sou nutricionista e garanto: "O problema não é o açúcar que adiciona ao café, mas sim o que outros alimentos escondem
JoannaPor  Joanna  | Redatora

Quem a vê assumindo o papel de chef nas viagens com os amigos não imagina que a Joanna descobriu o seu talento com as panelas reproduzindo receitas do Instagram e TikTok. Tornou-se expert em receitas na prática e, agora, também é a grande responsável pelas sobremesas nos almoços em família

Nutricionista explica os perigos do açúcar que consumimos sem perceber. 

Sou nutricionista e garanto: "O problema não é o açúcar que adiciona ao café, mas sim o que outros alimentos escondem

Consumo excessivo de açúcar pode afetar a nossa saúde. (créditos: Shutterstock)

O açúcar é um dos ingredientes mais presentes na nossa alimentação. Ele dá aquele sabor doce que a gente tanto gosta e é essencial em muitas receitas. Mas como tudo na vida, o excesso pode trazer problemas, principalmente para a saúde.

Por isso, muita gente tem buscado maneiras de reduzir ou até cortar o açúcar do dia a dia, seja trocando por adoçantes naturais, seja deixando de adoçar o suco. Mas será que isso é o suficiente?

Segundo a especialista em nutrição e microbiota Angela Quintas, o açúcar também está escondido em vários outros alimentos e muitas vezes a gente nem percebe.

O açúcar está presente em alimentos que você nem imagina

Em um vídeo publicado nas redes sociais, a nutricionista Angela Quintas explica que o açúcar está presente em diversos alimentos do dia a dia, como pães, iogurtes e até mesmo no peito de peru industrializado. Segundo ela, muitas pessoas acreditam que não consomem açúcar, mas continuam ingerindo o ingrediente de forma disfarçada. “O problema não é o açúcar do café, mas o açúcar oculto que pode ser encontrado em alguns alimentos”, comenta.

Angela também explica como o açúcar age no organismo, destacando os prejuízos do consumo excessivo. “O açúcar provoca um aumento dos níveis de glicose no sangue e faz disparar a insulina. Isso vai ativar uma reação chamada lipogênese, pela qual o corpo converte esses hidratos de carbono em gordura.”

Os principais problemas de saúde relacionados ao consumo exagerado de açúcar são:

  • aumento da glicose
  • cáries
  • obesidade
  • diabete tipo 2
  • doenças cardiovasculares
  • pressão alta

Formas de reduzir o consumo de açúcar

Algumas dicas práticas para diminuir o consumo de açúcar no dia a dia é dar preferência às frutas, incluir mais alimentos ricos em fibras nas refeições e moderar a ingestão de sobremesas e doces.

Outra estratégia é substituir o açúcar refinado na hora de preparar sobremesas ou adoçar bebidas, como o café, por alternativas mais naturais. Entre as opções estão o mel, o açúcar de coco, o xarope de agave e o melaço de arroz. Aqui no TudoGostoso nós já ensinamos várias receitas sem açúcar refinado que caem muito bem como sobremesas e lanches. Tem bolos, sorvetes, tortas e até brigadeiro. Todos são uma delícia.

Se você é uma pessoa muito apegada ao açúcar, o ideal é não cortar o ingrediente de forma abrupta, mas gradualmente. Abandonar o açúcar de uma só vez pode causar abstinência e até compulsão, tornando o processo mais difícil. Também é muito importante consultar um nutricionista antes de fazer qualquer mudança na sua alimentação.

Veja também:

Esse bolo SEM AÇÚCAR refinado e SEM FARINHA só leva ingredientes naturais na massa e fica docinho!
Como o setor de chocolate está mudando o açúcar refinado nas fórmulas e se tornando menos poluente

Temas relacionados