
Afinal, até que ponto é realmente saudável preparar alimentos na airfryer? Diante de tantos dados alarmantes, muitas pessoas já não sabem se vale mesmo a pena ter uma fritadeira elétrica em casa.
É preciso tomar alguns cuidados, sim, mas acima de tudo é essencial entender o recado dos especialistas sem se levar pelo pânico. Nem tudo o que parece, é.
Um exemplo disso está relacionado à formação de acrilamida. Você já deve ter ouvido falar que esse efeito é prejudicial à saúde e até pode causar câncer. Entenda o que acontece!
Estudo cita a formação de acrilamida no preparo de batatas
Em um vídeo postado pelo nutricionista Thiago Sampaio (@thiagosampaionutricao), ele ressalta que é preciso saber usar a airfryer para aproveitar ao máximo os benefícios que ela pode oferecer.
No entanto, ele destaca que três coisas devem ser levadas em consideração para evitar prejuízos para a saúde:
- A temperatura que você usa;
- O tempo de preparo dos alimentos;
- O tipo de alimentos.
O especialista cita um estudo no qual os pesquisadores demonstram que os alimentos expostos a temperaturas muito altas começam a gerar substâncias tóxicas como a acrilamida, que aumenta significativamente o risco de câncer e até de problemas neurológicos.
"Um estudo, por exemplo, mostrou que a quantidade de acrilamida foi mais alta na airfryer do que até na fritura profunda. Mas aí tem um ponto importante. Eles prepararam o alimento a 180 graus", explica ele.
Isso acontece porque a acrilamida se forma quando os alimentos ricos em carboidratos - e não em proteínas -, como é o caso das batatas, são expostos a temperaturas muito altas.
O ideal é evitar o uso da temperatura acima de 180 graus
Ainda de acordo com o nutricionista, é mais comum ter a formação de acrilamida quando os carboidratos são aquecidos acima de 120 graus: "Por conta da reação de Maillard. Só que uma airfryer dessa pode chegar até 200 graus. E muita gente só usa na temperatura máxima."
Mas ele acrescenta que ao usar a airfryer em temperaturas mais baixas, ela será a melhor opção de todas, já que você não terá contato direto com muito óleo.
"A quantidade de acrilamida formada vai ser muito menor em comparação aos outros métodos. Ainda fica menos calórica", destaca ele.
Siga os conselhos de nutricionista para o melhor uso da aifryer
De acordo com Thiago Sampaio, o segredo para aproveitar melhor a airfryer envolve alguns passos importantes:
1. Não use acima de 180 graus: "Porque isso vai aumentar significativamente a formação de substâncias tóxicas. Eu recomendo evitar ao máximo passar de 150 graus."
2. Acompanhe o preparo do alimento: "Assim, você garantir que ele fique no máximo dourado, nunca marrom escuro e muito menos queimado."
Uma dica compartilhada pelo profissional é valiosa. Ao mergulhar as batatas na água por alguns minutos antes de prepará-las, vai reduzir significativamente a produção de acrilamida em todos os métodos de preparo, pois a umidade interfere também.
Os riscos citados no estudo referem-se a altas doses diárias de acrilamida, algo em torno de 0,3 a 0,8 microgramas por kg corporal. Isso significa doses extremamente altas para afetar a saúde drasticamente.
Veja mais!
"Duas coisas que você precisa saber sobre a airfryer": entenda se é saudável fazer carne na fritadeira
Airfryer é uma maravilha, mas não faz mágica com esses 8 alimentos que você deve manter longe da fritadeira