
Você já se perguntou como é o processo de "fritar" na airfryer? (Crédito: Shutterstock)
Você costuma usar muito a airfryer em casa? É provável que, se você tem uma aí na sua bancada, a resposta seja “sim!”. Afinal, o utensílio é um dos mais práticos da cozinha moderna, preparando alimentos de forma rápida e sem exigir o uso de óleo.
A airfryer funciona como uma espécie de “superforno”, ou seja, ela assa os alimentos ventilando o calor por todo seu interior, o que acelera o processo de cozimento se comparado a um forno tradicional. E uma dúvida comum é se isso é realmente saudável para o preparo de certos alimentos…
Como a airfryer cozinha os alimentos?
O que acontece dentro da airfryer é que ela aquece o alimento de forma muito rápida, com o calor direto sobre o alimento o tempo todo. Isso gera a reação de maillard! Você sabe o que isso significa?
A reação de maillard é uma reação química entre aminoácidos e açúcares dos alimentos que ocorre quando eles são aquecidos, resultando em uma série de reações que produzem novos sabores, aromas e uma coloração marrom.
É essa reação, por exemplo, que dá a carnes grelhadas, pães assados e café torrado suas características de sabor e cor. O problema é que essa reação gera um outro composto, chamado de acrilamida.
A acrilamida pode se formar durante a reação de maillard em alimentos quando cozidos em altas temperaturas. Estudos sugerem que a acrilamida é potencialmente cancerígena, mas as evidências em humanos ainda não são conclusivas.
Por isso, recomenda-se moderar o consumo de alimentos altamente processados e fritos para minimizar a exposição. Não que comer um pouco deles na sua rotina vá ser um problema, mas a moderação é o mais indicado.
Teflon também pode ser um problema
Outro potencial problema da airfryer é o teflon. Também muito usado em frigideiras, esse é um tipo de polímero sintético usado como revestimento antiaderente, sendo resistente a altas temperaturas, o que facilita a limpeza e o cozimento sem grudar.
Algumas pesquisas também relacionam o Teflon a certos tipos de câncer, sendo que, no processo de aquecimento, compostos desse revestimento também podem passar para a comida.
Mas, afinal, fazer carne na airfryer é saudável?
A resposta não é simples. É claro, usar a airfryer sem usar óleo é uma forma de preparar alimentos mais saudáveis, mas tanto a reação de maillard quanto o Teflon do acessório têm potenciais riscos à saúde (que precisam ser mais estudados, é verdade).
Porém, isso não é uma exclusividade da airfryer. Qualquer alimento que você tostar demais vai produzir a reação de maillard, seja em uma frigideira ou no forno. Além disso, o Teflon é um material usado em vários outros acessórios, incluindo panelas e assadeiras.
A dica é maneirar, portanto, tanto no consumo de alimentos muito tostados quanto no uso de materiais de Teflon.
Esses 3 modelos de fritadeira elétrica com forno estão com descontos até 40% na Amazon!
8 segredos que só os especialistas em airfryer já sabem: esses truques vão te salvar