A pipoca é um lanche que quase todo mundo gosta. Fácil de fazer e com poucas calorias, ela faz parte do cardápio da maioria dos brasileiros. Não à toa, ela pode ser preparada de inúmeras formas, e uma que viralizou recentemente foi a pipoca na airfryer. Porém, será que essa prática é segura ou será que é melhor escolher outro método para transformar o milho em pipoca?
Fazer pipoca na airfryer é seguro?
A airfryer é um eletrodoméstico que virou queridinho de todo brasileiro, sendo muito prática no preparo de diversas receitas. Porém, é importante ter em mente que nem tudo pode ser feito na fritadeira de ar, e pipoca é uma dessas coisas.
O motivo para não ser seguro fazer pipoca na airfryer é porque os milhos são muito leves. O movimento do ar enquanto a fritadeira está ligada faz com que os grãos de milho “voem”, podendo encostar e entrar em contato com a resistência elétrica, que costuma ficar na parte superior interna do aparelho, o que é bastante perigoso. Quando o alimento entra em contato com essa parte quente, além de queimar, ele pode causar danos ao aparelho e causar acidentes graves.
Alguns modelos de airfryer possuem uma grade em volta da resistência exatamente para prevenir esse tipo de acidente, mas ainda assim não é indicado preparar pipoca na fritadeira. Fabricantes estão até colocando alertas no manual, explicando que se deve evitar colocar alimentos muito leves na fritadeira, como milho de pipoca e folhas.
Pipoca na airfryer nem fica tão bom...
Se isso não bastasse, o método de fazer pipoca na airfryer nem é tão eficaz. Muitos grãos de milho não estouram, causando desperdício. Dessa forma, o melhor a se fazer é seguir as receitas antigas, fazendo a pipoca na panela, na pipoqueira ou no micro-ondas, esse último usando o utensílio correto. Você garante segurança para a sua família sem precisar pecar no lanche.
Veja mais:
Nunca aperte esse botão do micro-ondas ao fazer pipoca mesmo que as instruções no saco da pipoca digam para usar