• Entrar
  • Cadastrar
Atenção: receita de doce de leite na airfryer pode explodir a sua fritadeira

Fazer doce de leite na airfryer pode ser muito perigoso! Confira o motivo!

Cuidado com o risco de explosão ao preparar o doce de leite na airfryer! (Créditos: Shutterstock)

É muito fácil fazer doce de leite caseiro! Muitos preparam utilizando a panela de pressão, mas a nova tendência é fazer na airfryer. Pode parecer ainda mais simples do que o método tradicional, mas por trás de tamanha praticidade existe um alto risco de explosão! Entenda o que acontece com o eletrodoméstico e por que você não deve reproduzir em casa!

O perigo do doce de leite na airfryer

Os benefícios de cozinhar na airfryer são inúmeros, mas embora o aparelho seja uma ferramenta versátil e útil na cozinha para muitas receitas, fazer doce de leite nela pode não ser a melhor opção. Como o doce é feito a partir de uma lata de leite condensado, a pressão interna causada pelo calor pode provocar uma explosão! O ingrediente não tem como se expandir, fazendo com que acabe transbordando ou explodindo. Em alguns casos a airfryer pode ter a bobina de ar queimada ou até mesmo parar de funcionar. Na dúvida, siga o método tradicional de preparo, utilizando a panela de pressão, ou opte por comprar um doce de leite pronto.

Mais motivos para não preparar o doce de leite na airfryer

Além da possibilidade da lata explodir dentro da airfryer, o eletrodoméstico possui um espaço limitado e não é projetado para lidar com potenciais derramamentos de líquidos, o que pode levar a uma limpeza complicada e possíveis danos ao aparelho. O método tradicional de fazer doce de leite envolve cozimento lento em fogo baixo, permitindo que o leite seja caramelizado gradualmente, desenvolvendo um sabor rico e uma textura cremosa. Não é garantido que uma airfryer produza o mesmo resultado de quando o doce é feito na panela de pressão.

Como fazer doce de leite caseiro de maneira segura

Remova o rótulo de papel e o excesso de cola presente na lata de leite condensado. Coloque a lata dentro da panela de pressão e cubra com água. Tampe a panela e leve ao fogo baixo. Depois de pegar pressão, deixe cozinhando por 20 minutos. Passado esse tempo, desligue o fogo e espere a pressão sair aos poucos. Depois, basta retirar a lata com muito cuidado para não se queimar. Abra a lata apenas após ela esfriar por completo e basta se deliciar com essa maravilha!


Veja mais

É o cúmulo das sobremesas de Páscoa! Veja como fazer um pavê com o ovo de chocolate que tem tudo a ver com a data
Doces para a Páscoa: confira 60 receitas de sobremesas para deixar a data ainda mais especial
Ovo Twix é a combinação perfeita de chocolate, caramelo e biscoito que você precisa fazer nesta Páscoa!

Temas relacionados