• Entrar
  • Cadastrar
Airfryer é a opção mais saudável para cozinhar?

Todos sabem que a airfryer é uma opção saudável para cozinhar, mas será que ela é a melhor? Descubra agora!

A airfryer faz parte dos eletrodomésticos de quem busca uma vida mais saudável! (Créditos: Shutterstock)

A airfryer caiu nas graças do povo brasileiro! Quem ainda não tem a fritadeira elétrica, com certeza sonha em ter graças à grande praticidade e versatilidade que ela desempenha na cozinha. É uma opção para uma alimentação mais saudável, já que não precisa de óleo para fritar os alimentos. Mas será que ela realmente é a mais saudável para cozinhar? Venha descobrir no TudoGostoso!

A airfryer é saudável?

O óleo é um dos inimigos da vida saudável, então qualquer outro meio que fuja de sua utilização, é mais recomendado. A airfryer funciona a partir de uma potente ventoinha e um forno que garante o aquecimento, fazendo com que o ar extremamente quente circule em alta velocidade e garanta o cozimento dos alimentos. Como ela tem aberturas com furinhos na parte do cesto, a gordura não fica acumulada, ao contrário do forno. Ao utilizar a fritadeira de ar, você para de consumir alimentos que utilizam óleo em seu preparo e reduz o excesso de gordura, contribuindo para a redução das calorias na dieta e evitando o aumento do colesterol ruim no organismo. Então na dúvida, já sabe: a airfryer é a opção mais saudável a ser seguida.

A airfryer pode causar câncer?

Esse é um mito difundido entre o senso-comum, mas a grande verdade é que a airfryer em si, não causa câncer. O que acontece é que alguns alimentos que podem ser feitos no eletrodomésticos, quando expostos a altas temperaturas, acabam liberando uma substância cancerígena chamada acrilamida. Ela costuma ser encontrada em alimentos ricos em amido, açúcares e aminoácidos quando preparados em temperaturas acima de 180º. O grande perigo está nessas comidas, pois mesmo se fossem feitas em frigideiras, fornos ou na brasa, iriam apresentar o mesmo risco de desenvolver câncer. Por isso, mantenha esses alimentos longe de temperaturas elevadas em qualquer eletrodoméstico e evite problemas de saúde. Além disso, ninguém merece comida queimada, né? Ela faz mal e ainda tem um sabor nada agradável.

O que preparar na airfryer?

As fritadeiras elétricas podem preparar tudo o que normalmente fazemos no forno, em fritadeiras ou em frigideiras, ou seja, os alimentos poderiam ser assados, grelhados ou fritos com óleo, podem ser feitos na airfryer. Entre essas comidas permitidas encontram-se legumes, vegetais, carnes, frango, peixes, batata frita, pão de queijo, suflê, hambúrguer e tortas. Até mesmo feijão pode ser feito na airfryer, assim como um churrasco perfeito pra família toda.

Erros comuns na airfryer

É importante ler o manual de instruções, mesmo que seja de forma rápida, prestando atenção em tópicos importantes como as melhores maneiras de usar, as diferentes configurações, como deve ser feita a limpeza da airfryer e o tempo para cada alimento. Outra prática comum que muitos esquecem de fazer é preaquecer a fritadeira por alguns minutos antes de usá-la. Essa ação é essencial para garantir que os alimentos cozinhem de maneira uniforme.

Veja mais
Airfryer X micro-ondas: o que gasta mais energia? Especialista explica como fazer a escolha certa e economizar luz
Tem que preaquecer a airfryer? Entenda se esse passo é realmente necessário para a sua receita
Como evitar que suas batatas fiquem moles na airfryer com essas dicas

Temas relacionados