
Cuidado com os alimentos na airfryer! (Créditos: Shutterstock)
A airfryer se tornou uma queridinha na cozinha por ser prática, rápida e permitir o preparo de receitas mais saudáveis. No entanto, apesar de sua versatilidade, ela não é milagrosa e nem tudo pode ser preparado nela com sucesso. Alguns alimentos simplesmente não ficam bons na fritadeira, podendo resultar em textura ruim, cozimento desigual ou até fazer uma bagunça dentro do aparelho. Se você quer evitar frustrações e garantir o melhor uso da sua airfryer, confira no TudoGostoso 8 alimentos que é melhor manter longe da fritadeira!
1- Espinafre e folhas verdes
O espinafre e as folhas verdes podem ficar ressecadas devido ao ar quente que sai da airfryer. Dependendo da potência do eletrodoméstico, os ingredientes como espinafre, couve e acelga podem até mesmo queimar, ficando difícil de ser consumida. Vegetais sólidos, como abóbora e abobrinha, ficam bem na airfryer, mas folhas verdes são melhores quando salteadas, cozidas ou cozidas no vapor.
2- Carnes de porco magras
Uma costela de porco preparada na airfryer fica suculenta e deliciosa, mas cortes mais magros podem secar rapidamente. Os cortes com mais gordura ficam ótimos, mas outros mais magros, finos e desossados, como o lombo, por exemplo, podem ficar ressecados quando são preparados em uma temperatura alta. Uma dica é utilizar a temperatura mais baixa e use um pouco de gordura para evitar que as coisas fiquem muito secas.
3- Queijos macios
Queijos como brie e muçarela derretem rápido e podem escorrer, fazendo sujeira e queimando. O correto é utilizar uma forma de silicone para evitar com que o queijo acabe grudando no fundo da airfryer.
4- Brócolis
Se você embrulhar seu brócolis em papel alumínio, você pode usar a airfryer para assá-lo de forma rápida. Se você deixá-lo descoberto e exposto ao ar quente, vai acabar com as pontas de brócolis queimadas. Essa parte quando passa do ponto, não fica nada deliciosa, provocando um gosto ruim no paladar.
5- Massas frescas
Macarrão ou lasanha sem molho tende a ressecar e não cozinha adequadamente. Já os alimentos com massa líquida, como panquecas, bolos sem forma, a massa escorre pelo cesto e não cozinha adequadamente.
6- Mariscos
Mariscos precisam de líquido para cozinhar sem ressecar. A airfryer promove o oposto, fazendo com que esse fruto do mar seja preparado a partir do ar quente. Eles também são facilmente cozidos demais, o que pode resultar em um pedaço de borracha mastigável que você não. Evite a airfryer ao cozinhar a maioria dos mariscos.
7- Carnes muito grossas
A airfryer não cozinha uniformemente cortes grandes, como um frango inteiro, fazendo com que demore muito mais para as carnes ficarem assadas por completo. Isso também pode resultar em um superaquecimento da airfryer. A melhor opção é cortar esses pedaços de carne em partes menores.
8- Peixes delicados
Peixes como tilápia e linguado podem ressecar ou desmanchar devido à alta circulação de ar. Prefira preparar essas opções no forno.
Veja mais
O superalimento que poucas pessoas comem, mas que deveria estar na mesa dos brasileiros ao menos quatro vezes na semana
"É a minha arma secreta": o ingrediente que deixa o salmão com um sabor único usado há 20 anos por essa especialista em refeições rápidas e fáceis para crianças
Receita de pasta para sanduíche luxuosa e simples de fazer que aprendi com a cozinheira da minha tia e todo mundo adora!