
Nutricionista comenta qual é a porção adequada de frutas a se comer por dia (Crédito: Shutterstock)
Crescemos ouvindo que as frutas são alimentos saudáveis e que devem fazer parte de uma dieta equilibrada. Isso é a mais pura verdade, viu?! Mas será que exagerar no consumo de frutas pode trazer malefícios? Existe uma quantidade de frutas indicada para comer por dia ou pode comer à vontade?
Para responder essas dúvidas, conversamos com a nutricionista Thays Pomini, especialista em saúde do emagrecimento, que explicou quanto de fruta pode comer por dia!
Quanto de frutas é saudável?
Você é do time que come muitas frutas? Se sim, faz muito bem! Equilibrar o consumo desses alimentos, como banana, maçã, abacate e mamão, junto com outros alimentos fontes de nutrientes é de fato muito bom para a saúde!
“É importante destacar que o consumo de frutas é fundamental para uma alimentação equilibrada e saudável devido ao seu alto teor de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. No entanto, existem algumas considerações a serem feitas”, alerta a especialista.
Segundo ela, a recomendação geral é consumir de três a cinco porções de frutas por dia. “Uma porção equivale a uma fruta média (como uma maçã ou banana) ou uma xícara de frutas picadas”, diz ela, que ressalta. “É necessário variar o tipo de frutas consumidas para garantir uma ampla gama de nutrientes”.
Mas, afinal, consumo livre ou moderado?
As frutas são ricas em nutrientes essenciais e fibras, que promovem a saciedade e ajudam na regulação do trânsito intestinal. Porém, apesar de saudáveis, o consumo exagerado de frutas pode levar, segundo a nutricionista Thays Pomini, a efeitos indesejados, como:
- Ganho de peso por excesso calórico: apesar de saudáveis, as frutas também têm açúcares e calorias
- Problemas digestivos: já que grandes quantidades de fibras podem causar desconforto intestinal, como gases e diarreia
- Elevar os níveis de açúcar no sangue: o consumo excessivo pode impactar negativamente os níveis de glicose no sangue, especialmente em pessoas com resistência à insulina
Aliás, pensando em pessoas resistentes à insulina ou com diabetes, a atenção deve ser ainda maior! “Diabéticos devem monitorar a quantidade de carboidratos consumidos, incluindo os provenientes das frutas”, alerta a nutricionista.
Segundo ela, essas pessoas podem preferir frutas com menor índice glicêmico, como maçãs, peras, frutas vermelhas e frutas cítricas, que causam menor impacto nos níveis de açúcar no sangue. “Além disso, é indicado consumir frutas em porções controladas, distribuídas ao longo do dia, para evitar picos de glicose”, diz ela.
Uma boa opção é comer frutas como sobremesa, após as refeições, como almoço e jantar, já que essas refeições são completas, incluindo nutrientes como proteínas e gorduras, o que reduz o impacto na glicemia.
Conclusão
Em qualquer caso, o recomendado é consultar um nutricionista ou médico para ajustes personalizados na dieta, sobretudo se você tem diabetes. De forma geral, pessoas saudáveis podem se beneficiar com o consumo equilibrado, como o indicado pela especialista, comendo de três a cinco porções de frutas por dia.
Desjejum perfeito: 5 dicas para um café da manhã saudável que vai potencializar o seu dia
Comidas saudáveis e baratas: aprenda a comer bem gastando pouco com essas deliciosas receitas