
Com essas dicas você não vai querer mais botar açúcar no café (Créditos: Shutterstock)
Beber café é uma tradição brasileira que marca o começo da manhã e também fecha um jantar especial. Muita gente não dispensa o café nem em uma viagem e até os grãos brasileiros são famosos pelo mundo. Mas o gosto de cada um por essa bebida é diferente. Tem gente que consegue beber um café expresso sem uma gota de açúcar, enquanto outros gostam dos mais suaves com leite e nunca largam do açúcar no café. Tudo por causa do amargor do café que varia, mas sempre está na bebida.
Mas e se dissermos que dá para reduzir drasticamente esse amargor e ainda acentuar o sabor do grão só com o preparo adequado. Os melhores baristas do mundo sabem como fazer um bom café sem deixá-lo amargo. Os especialistas estudam anos para aprender as técnicas, mas felizmente vez ou outra um deles compartilha dicas simples mas eficazes para melhorar o cafezinho nosso de cada dia. Confira no TudoGostoso o segredo de barista para fazer um café saboroso e nada amargo.
Como preparar café como profissional em casa e sem deixar amargo?
O primeiro ponto que qualquer barista menciona na hora de fazer um bom café é saber escolher os ingredientes. Não apenas o grão de café precisa ser bom, a água também deve ter boa qualidade, sendo filtrada ou mineral. O tipo de grão também faz diferença e a torrefação média é a ideal para ter um gosto intenso, mas sem o amargo dos grãos mais torrados.
Até na hora de ferver a água você deve ter cuidado. Para os baristas, é importante usar água quente, mas nunca fervente. A temperatura de ouro da água do café é entre 94ºC e 96ºC. O termômetro culinário é o melhor para determinar se está na faixa certa. Você pode usar o truque para saber a temperatura da água na panela, mas ele não é muito preciso. Caso não tenha um termômetro, a dica é deixar ferver, que indica próximo de 100ºC e, assim que começar a borbulhar, retirar do fogo. Espere uns segundo até as bolhas pararem por completo e estará no ponto certo.
Na hora de fazer o café coado, primeiro passe água quente no filtro de café para tirar o gosto de papel, depois bote o pó para então despejar o restante da água – mas não de uma vez! Coloque um pouco por cima e espere a água ser bem absorvida para umedecer o pó. Isso é chamado de pré-infusão. Só depois você deve despejar o restante da água, aos poucos e sempre em movimentos circulares. Dessa forma você dá uma “marinada” no pó e consegue tirar as notas mais saborosas e adocicadas, evitando uma acidez ou amargor fortes demais.
E nada de colocar a água e se distrair. Quando o café já tiver coado e só sobrar uns pingos, tire o filtro. Tem gente que quer aproveitar a bebida ao máximo, mas essas últimas gotas são carregadas de amargor que queremos evitar para ter um café naturalmente doce. Por último, você pode escolher bons ingredientes que adoçam a bebida pronta sem roubar o sabor, como o mel. Por incrível que pareça, raspas de limão também são uma opção para neutralizar o amargo.
Veja mais:
Café coado SEM GOSTO DE PANO, por favor: faça isso na primeira vez que for usar o coador e tudo dará certo
Você fez café errado a sua vida inteira e não sabia: aprenda agora mesmo a forma certa de fazer a bebida
Minha tia aprendeu com um barista 3 dicas simples para fazer um café com um sabor único em casa