
Aprenda a fazer café coado do jeito certo para extrair todo o sabor. (créditos: Shutterstock)
O café coado é uma bebida que faz parte do dia a dia de muitas pessoas. Embora tenha um preparo simples, existem alguns pequenos detalhes que fazem toda a diferença no resultado final. Inclusive, o jeito como você acrescenta a água pode influenciar no sabor da sua bebida. É o que afirma o barista Lucas Leite, em um vídeo no seu canal do YouTube. Segundo o especialista, muita gente despeja a água no coador do jeito errado, o que prejudica a extração completa do café e, consequentemente, pode deixá-lo fraco e sem graça.
Veja a seguir qual o jeito certo de preparar o café coado para extrair o máximo de sabor da bebida.
Como passar o café corretamente
De acordo com Lucas, um dos principais erros na hora de preparar o café coado é colocar a água de qualquer jeito. Pode parecer coisa boba, mas o jeito como passamos o café influencia na extração do sabor dos grãos. O jeito certo, segundo o barista, é ir despejando a água aos poucos em movimentos circulares e no centro do filtro. Assim, é possível extrair todas as notas ao máximo, deixando a bebida mais forte e saborosa.
Agora, se você despeja a água quente no pó do café de uma só vez, o líquido não consegue extrair todos os sabores. Por isso, o ideal é não encher o coador de água, mas ir regando o pó aos poucos.
Proporção da água e do café também é um detalhe importa no preparo da bebida
A proporção entre a quantidade de café e de água é outro fator fundamental para o sabor da bebida. O certo é 10 gramas de pó para cada 100 ml de água para um café equilibrado. Se você quiser uma bebida mais intensa, pode reduzir a quantidade de água. O contrário vale para deixar o café mais fraco.
Só tenha cuidado para não colocar pouco café, pois a bebida pode ficar aguada e sem gosto. Já a temperatura da água deve ser quente, mas não fervente, pois ela pode queimar o café e deixar a bebida amarga demais.
Escande o filtro de papel antes de passar o café
Outro passo importante na hora de coar o café e que muita gente esquece é escandar o filtro de papel. Lucas explica que essa etapa elimina traços de gosto de papel e outras possíveis sujeiras. Para isso, é só molhar o filtro com a água quente antes de colocar o pó.
Não se esqueça de descartar o filtro de papel após o uso. Nada de reaproveitar o material para economizar. Além de ser anti-higiênico, usar um filtro sujo prejudica a extração do café
Veja também:
Palavra de barista: é assim que você deve preparar o café para acentuar o sabor sem amargor
Café de especialista: como fazer o melhor café em casa segundo os baristas