• Entrar
  • Cadastrar
Ovos de tênia para emagrecer é a nova dieta bizarra que está viralizando, mas os riscos podem ser fatais!

Técnica perigosa utilizada em dieta de emagrecimento pode oferecer riscos graves à saúde 

Ovos de tênia para emagrecer é a nova dieta bizarra que está viralizando, mas os riscos podem ser fatais!

Nova dieta para emagrecer que inclui o consumo de ovos de parasita é extremamente prejudicial à saúde (Créditos: Shutterstock)

O processo de perda de peso pode ser um grande desafio, não é mesmo?! E, nesse momento, as dietas costumam ser ótimas aliadas. Mas, infelizmente, nem todas são seguras. Na internet, você encontra dietas das mais variadas, com orientações peculiares que prometem resultados milagrosos em pouco tempo.

De tempos em tempos, não é difícil ver uma nova dieta das celebridades ficar em alta. Mas agora, a dieta da vez é extremamente bizarra e igualmente perigosa: pessoas estão tomando pílulas com ovos de tênia na tentativa de emagrecer. A descoberta assustadora, feita por um especialista, revela que a prática pode oferecer graves riscos à saúde, incluindo danos ao cérebro.

Ovos de tênia para emagrecer? Entenda a dieta polêmica

A descoberta foi feita pelo médico especialista em câncer nos Estados Unidos, Bernard Hsu. A dieta envolve o consumo de pílulas com ovos de tênia, encontradas na chamada dark web, uma parte oculta da internet onde costumam ser vendidos produtos ilícitos.

As tênias são parasitas que podem entrar no corpo humano ao ingerir carne bovina ou suína malcozidas ou cruas. Uma vez dentro do intestino, esses parasitas geram uma série de sintomas como diarreia, vômitos e tontura, além de consumir os alimentos ingeridos pelo seu hospedeiro, resultando assim em uma perda de peso. No entanto, os impactos de uma dieta como essa vão muito além dos sintomas da chamada teníase, a infecção causada pela tênia.

Quais os riscos da dieta de ovo de tênia?

Um dos maiores riscos dessa dieta é que ela pode fazer com que haja a liberação desses ovos na corrente sanguínea, atingindo o cérebro e causando convulsões que podem ser fatais. No caso descoberto pelo médico Bernard, a paciente disse ter obtido os objetivos que desejava no início, mas, com o tempo, alguns sintomas preocupantes começaram a surgir, incluindo fortes dores de cabeça, dor abdominal intensa, surgimento de caroços pelo corpo, sensação de pressão no crânio e inchaço.

O médico ressaltou ainda que, em alguns casos, também pode haver alterações na visão, mudanças de personalidade e diminuição das funções cognitivas do cérebro, deixando a pessoa mais lenta ou desatenta. Após internação e cuidados médicos, a paciente se recuperou e os ovos do parasita presente em seu corpo foram eliminados.

Cuidados com a implementação de dietas

Perder peso pode ser de fato um desafio e as dietas podem, sim, ajudar. Mas, antes de começar uma dieta, é importante sempre consultar um médico e ter acompanhamento profissional ao longo do processo. Começar uma dieta sozinho pode ser perigoso para a saúde, oferecendo riscos a longo prazo e podendo até mesmo ser fatal.

Busque fugir de dietas milagrosas, com muitas restrições, que exigem muitas horas sem comer ou que afetem completamente o seu estilo de vida. Além disso, considere começar atividades físicas. A alimentação saudável somada ao exercício pode te oferecer resultados positivos de maneira muito mais segura.

Veja mais:

Essa receita de pudim proteico vai te ajudar a manter o foco na dieta durante a semana: "Fica com a textura perfeita e é delicioso"
Por que as nutricionistas adoram colocar cottage nas dietas? Entenda os benefícios desse tipo de queijo para o emagrecimento, manutenção do peso e saúde
Dieta da Mariah Carey só pode consumir alimento de uma cor específica durante 3 dias, mas será que é saudável?

Temas relacionados