
Esses são os benefícios que vão te convencer a comer lentilha o ano todo (Foto: Shutterstock)
Se você é fã de lentilha e fica ansiosa para chegar o Ano-Novo para se deliciar com esse prato saboroso, saiba que a lentilha é uma ótima aliada da saúde da mulher. Além de ser prática de fazer, seja na panela comum ou na panela de pressão, essa leguminosa nutritiva contém uma substância chamada lignanas.
E não é só! Você encontra muitos outros benefícios nesse prato que vão te convencer a incluir no seu cardápio com mais frequência.
Rica em fibras, vitaminas, minerais, a lentilha tem propriedades surpreendentes para a saúde. Confira a seguir!
Qual é o efeito da lignana presente na lentilha?
Vamos começar falando sobre o poder da lignana, presente na lentilha, para a saúde da mulher. Essa substância possui uma ação semelhante aos hormônios femininos, como é o caso do estrogênio, e ajuda a diminuir os incômodos sintomas de tensão pré-menstrual.
E outro fator positivo da lignana é que ela ajuda a prevenir o câncer de cólon, além de possuir antioxidantes que protegem as células do corpo.
O poder da lentilha na saúde cardiovascular e emagrecimento
A lentilha é uma importante fonte de magnésio e potássio, minerais essenciais para o sistema cardiovascular. Além de ser rica em fibras e garantir mais saciedade, o que faz dessa leguminosa uma importante amiga do emagrecimento, ela ainda ajuda a reduzir o colesterol ruim.
Isoflavona presente na lentilha auxilia na saúde dos ossos
O consumo da lentilha com regularidade também contribui para o fortalecimento dos ossos. Isso porque esse alimento é uma importante fonte cálcio, assim como de isoflavona, uma substância capaz de produzir hormônios que são importantes no fortalecimento dos ossos.
Outros benefícios dos nutrientes presentes na lentilha
E não é só! A lentilha possui muito mais nutrientes benéficos para a saúde e você pode conferir a seguir.
- Os antioxidantes presentes na leguminosa ajudam a proteger as células do corpo, o que contribui para a prevenção do câncer.
- As fibras presentes na lentilha auxiliam no trânsito intestinal e melhora o seu processo digestivo.
- Por ser uma importante fonte de fibras, a lentilha é uma importante aliada no controle do nível de açúcar no sangue.
- É rica em proteínas, presentes em vários alimentos e essenciais para o bom funcionamento do organismo. E ela ainda contém ferro, importante na prevenção da anemia.
Como reduzir os antinutrientes da lentilha e evitar gases
Um dos cuidados ao se preparar a lentilha (assim como é o caso das leguminosas em geral) é lembrar de colocá-la de molho antes do preparo. O ideal é fazer o remolho por pelo menos 12h, de forma a reduzir os antinutrientes.
Se não deixar de molho, o consumo da leguminosa pode desencadear incômodos como gases, inchaço abdominal e diarreia.
Veja mais!
Como deixar o feijão cremoso com um truque de chef: a família vai amar essa receita.
Arroz com lentilha para o Ano-Novo: você vai amar essa receita!