• Entrar
  • Cadastrar
O que é SOJU? Descubra tudo sobre a bebida queridinha dos coreanos que aparece em todos os k-dramas!

Conheça tudo sobre o soju, a bebida alcoólica coreana que faz tanto sucesso nos doramas! 

Sempre viu o soju nos doramas mas não faz ideia do seja? Vem que o TudoGostoso te conta! (Créditos: Reprodução/Shutterstock)

O sojué uma bebida alcoólica coreana que ficou muito popular no mundo todo, principalmente em locais em que há grande concentração de imigrantes. É bem comum vermos os personagens dos doramas bebendo soju em bares e restaurantes, às vezes até acompanhado de cerveja e churrasco coreano. Para você que morre de curiosidades de saber o que é soju, do que é feito e qual gosto tem, continua lendo que o TudoGostoso vai te contar tudinho!

O que é soju?

O soju é uma bebida alcoólica destilada típica da Coreia, chegando a representar cerca de 97% do consumo de bebidas destiladas no país! Por ser uma bebida destilada, ela lembra bastante outras do tipo, como a vodca, o uísque, o saquê e até mesmo a cachaça.

Essa bebida é comumente consumida em eventos sociais, seja em festas, baladas, restaurantes ou bares. Culturalmente, os coreanos bebem soju com a família, com os amigos e até mesmo com os colegas de trabalho. Muitas das vezes, ele é servido junto com pratos típicos coreanos, como o tteokbokki, o bulgogi e o frango frito coreano.

Do que é feito o soju?

O soju é uma bebida alcoólica destilada que pode ser feita a partir de diversos ingredientes como arroz, batata-doce, trigo ou cevada. Porém, o arroz e a cevada são os ingredientes mais comuns na produção dessa bebida.

Qual é o gosto do soju?

O soju pode ser encontrado em diversos sabores como grapefruit, maçã-verde e morango (Créditos: Shutterstock)

Bom, por experiência própria, é difícil explicar o gosto do soju se você nunca tomou nenhuma bebida alcoólica destilada pura. Para piorar, ainda é possível encontrar soju nos sabores maçã-verde, uva e morango.

Para mim, o soju tradicional lembra um pouco uma cachaça menos doce e bem aguada. Como a cachaça é feita a partir da cana-de-açúcar, ela tende a ter um sabor mais adocicado, o que é bem apreciado entre os brasileiros.

Qual é o teor alcoólico do soju?

O teor alcoólico do soju pode variar bastante dependendo da marca e do sabor que você comprar. Um soju tradicional das melhores marcas tem em torno de 18% de álcool.

É bem baixo quando comparamos com outros destilados como vodca, uísque e cachaça, que costumam ficar ali na casa dos 40%. Porém, é importante destacar que é possível encontrar sojus que chegam até a 45%!

É exatamente por conta desse baixo teor alcóolico da maioria dos sojus que eu tive a sensação de parecer com uma cachaça aguada. Eu provei tanto puro quanto junto com a cerveja, que é uma maneira que os coreanos costumam beber também.

Veja mais:

Receita de bibimbap fácil: como fazer esse prato coreano em casa
O que tem no kimchi? Prato típico coreano é um acompanhamento de sabor marcante que vai surpreender seus convidados, veja como fazer!

Temas relacionados