
Descubra quais são os legumes que não devem ser grelhados (Créditos: Shutterstock)
Os legumes têm se tornado cada vez mais comuns no churrasco, sendo uma ótima opção para os veganos e vegetarianos nesses eventos. Não dá para negar que eles ficam uma delícia quando são grelhados na brasa, e até quem come carne faz questão de provar. Porém, esse tipo de preparo pode não ser uma boa ideia para alguns legumes. Veja a seguir quais legumes você não deve grelhar.
Legumes que não devem ser grelhados: mantenha esses alimentos longe da churrasqueira
Segundo informações da nutricionista Letícia Carbinatti, do Instituto Nutrindo Ideais, publicadas no portal MinhaVida, são quatro legumes que não devem ser grelhados: pepinos, abobrinha, tomates e beterraba crua.
A melhor maneira de consumir o pepino para manter os nutrientes é cru. Quando grelhado, ele perde uma boa quantidade dos nutrientes. Vale lembrar que além de ser rico em água e um ótimo alimento para o verão, o pepino também é rico em vitaminas C e K e minerais como o potássio.
Assim como o pepino, a abobrinha é rica em vitamina C, um nutriente que é bastante sensível às altas temperaturas. Porém, diferente do pepino, a abobrinha pode até ser grelhada, desde que ela seja cortada em pedaços mais grossos para preservar os nutrientes no seu interior.
Sem dúvidas, os tomates devem ter te surpreendido, não é mesmo? Nós também ficamos surpresos com essa informação, mas a nutricionista explica que não são todos: o tomate-cereja pode ser grelhado! Ela afirma que, por serem menores, eles mantêm a forma enquanto grelham e preservam os nutrientes. Já os demais tomates são melhor aproveitados assados ou em molhos. Aliás, o TudoGostoso já ensinou muitas receitas de molho de tomate e até como fazer para tirar a acidez do molho sem usar açúcar, não deixe de conferir!
Por último, temos a beterraba crua. Carbinatti conta que esse alimento tende a perder nutrientes essenciais como folato, fibras e os minerais manganês e potássio quando é grelhado. Além disso, esse método de cozimento impede a beterraba de ser cozida uniformemente, o que também contribui para a perda de nutrientes. Dessa forma, a melhor maneira é pré-cozinhar a beterraba e só depois levar para a grelha.
Agora que você já sabe que esses legumes devem ser mantidos fora da grelha, que tal investir naqueles que podem ser feitos na brasa e que são uma delícia? Algumas opções são batata inglesa, abóbora, espiga de milho e aspargos. Experimente!
Veja mais:
Quer emagrecer? Saiba os legumes certos para adicionar ao cardápio e pare agora de gastar calorias!