• Entrar
  • Cadastrar
Nem açúcar, nem mel: esse é o adoçante que é 10 vezes mais doce e ainda estimula sua memória

Conheça os benefícios incríveis dessa fruta e veja como é muito fácil incorporá-la às preparações do dia a dia

Nem açúcar, nem mel: esse é o adoçante que é 10 vezes mais doce e ainda estimula sua memória

Conheça o adoçante natural que adoça bem mais e ajuda na memória (Foto: Shutterstock)

Para quem já costuma evitar o açúcar e busca alternativas mais saudáveis para adoçar as bebidas e preparações do dia a dia, esse adoçante natural vai te surpreender. E não estamos falando dos superpoderes do mel.

Diante de uma variedade de adoçantes que você encontra no mercado - e muitos deles com substâncias químicas nada saudáveis - este se destaca não apenas pela sua doçura, mas especialmente pelas suas valiosas propriedades nutricionais.

É sempre válido reforçar que o consumo excessivo de açúcar pode desencadear problemas de diabetes, cáries, obesidade, entre outros, e por isso os especialistas em saúde aconselham limitar o consumo, optando por alternativas naturais e saudáveis. Veja a opção que pode até melhorar a sua memória!

Você pode substituir o açúcar por essa frutas

Existem diferentes formas de repor o açúcar naturalmente e uma delas é a partir das frutas, que podem ser incorporadas à alimentação regular.

Assim como a maçã, bastante usada para adoçar sucos, por exemplos, existe uma fruta que é pouco conhecida, mas é rica em benefícios à saúde. E é dez vezes mais doce que o açúcar e ainda fornece cálcio, magnésio e potássio.

Se você ainda não é familiarizada com as tâmaras, precisa conhecê-la já! Além de ser rica em vitamina C, ela também possui fibras, tiramina e proteínas. Entenda o que isso significa.

Conheça os benefícios das tâmaras para a sua saúde

As tâmaras têm o sabor adocicado e um alto valor nutricional. Bastante usadas em receitas de sobremesas como brigadeiros e bolos de tâmaras, essas frutas também enriquecem muitos pratos salgados, além de serem ótiimas opções para café da manhã e lanches.

  • Sistema imunológico: ao incluir tâmaras na dieta, você terá um grande aporte de nutrientes e minerais como cálcio, potássio, ferro, magnésio, zinco e vitaminas B e K, que fortalecem o sistema imunológico.

  • Saúde ocular: a presença de luteína e betacaroteno ajuda a cuidar da saúde ocular, prevenindo doenças oculares degenerativas, como a catarata.

  • Saúde digestiva: o alto teor de fibras promove a digestão e previne a prisão de ventre. E a presença de potássio ajuda a manter o equilíbrio eletrolítico e a função muscular.

  • Fonte de energia: as tâmaras fornecem uma boa dose de energia para o corpo, ideal para quem pratica exercícios, assim como para as pessoas que têm muito desgaste físico no trabalho.

  • Antioxidantes: elas contêm flavonóides, carotenóides e compostos fenólicos, que ajudam a combater o estresse oxidativo e a inflamação no cérebro, fatores que podem afetar negativamente a memória e o funcionamento cognitivo.

  • Saúde dos ossos: a presença de minerais como selênio, cobre, cálcio e magnésio ajudam a fortalecer os ossos e a prevenir doenças como a osteoporose.

  • Combater a anemia: as tâmaras são uma importante fonte de ferro, por isso vale a pena incluir na dieta, em especial para quem tem problemas de anemia.

  • Envelhecimento precoce: as fibras ajudam a controlar os níveis de glicose no sangue, evitando a formação de produtos finais da glicação, produzidos pelo consumo exagerado de açúcar. A glicação leva ao aumento de radicais livres e à inflamação da pele, promovendo o envelhecimento.

  • Controle de peso: por ter um poder saciante, essas frutas ajudam na perda ou controle de peso, desde que sejam consumidas com moderação.

  • Controle do colesterol: o consumo de tâmaras ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim, além de prevenir obesidade, câncer de cólon e doenças cardíacas. E ainda amenizam a tosse seca graças às propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias.

Quem não pode consumir tâmaras? Veja as contraindicações

As contraindicações estão voltadas para as pessoas que sofrem de distúrbios estomacais, pois pode causar diarreia, gases e azia.

Para quem tem tendência a enxaquecas, é bom evitar o consumo de tâmaras devido à tiramina, substância que provoca a dilatação dos vasos sanguíneos, favorecendo dores de cabeça.

Qual é a melhor forma de consumir tâmaras

A tâmara é muito versátil e pode ser consumida naturalmente ou ser adicionada em preparações para substituir o açúcar.

Você pode inculuir a fruta em bolos, mousses, geléias, pães e diversas receitas doces e salgadas. Essas frutas também são ótimas opções para incrementar saladas, molhos ou pratos de massa.

Para pessoas com diabetes, as tâmaras secas devem ser consumidas em pequenas quantidades devido à concentração de açúcar. O maior teor de índice glicêmico pode ajudar a aumentar os níveis de glicose no sangue.

Veja mais!

Açúcar elevado no sangue: que frutas devemos comer com o estômago vazio para controlar o açúcar no sangue?

9 ervas e como cada uma delas turbina a memória e o cérebro: veja também como incluir na alimentação do dia a dia

Temas relacionados