• Entrar
  • Cadastrar
É isso que acontece com o seu corpo quando você substitui açúcar refinado por mel

Estudo mostra os benefícios de trocar o açúcar refinado por mel na alimentação diária

É isso que acontece com o seu corpo quando você substitui açúcar refinado por mel

Entenda por que você deveria substituir o açúcar refinado por mel nas suas receitas (Créditos: Canva) 

O mel é um adoçante natural e animal que, com certeza, você já ouviu dizer que é melhor para a saúde do que o açúcar refinado, mas será que isso tem fundamento científico? Segundo um estudo publicado em 2022 na revista Nutrition Reviews, sim! Ele aponta que o consumo de mel ajuda a controlar o açúcar do sangue e ainda diminuir os níveis de colesterol ruim.

Estudo mostra os benefícios de substituir o açúcar por mel

Com o intuito de avaliar se realmente é mais benéfico usar o mel como adoçante do que o açúcar, os pesquisadores da Universidade de Toronto realizaram uma bateria de ensaios clínicos, 18 ao todo, com mais de 1.100 participantes.

O resultado obtido foi claro: indivíduos que substituíram o açúcar por mel tiveram taxas reduzidas de glicemia em jejum, colesterol ruim e triglicerídeos. Além disso, houve uma melhora nos números do colesterol bom. No entanto, vale ressaltar que os mesmos participantes tinham uma alimentação saudável e balanceada, e ingeriam aproximadamente 40 gramas de mel por dia, o que equivale a 1 e ½ colher de sopa.

O que o consumo exagerado de açúcar causa

É possível encontrar uma variedade de estudos e artigos científicos listando os malefícios do açúcar refinado em excesso. Ele está relacionado com a recorrência de diversas doenças, como diabetes e obesidade. Por isso, ele deve ser consumido de forma cautelosa, e é necessário fazer uma avaliação da real necessidade do ingrediente em diferentes preparos do nosso dia a dia.

Benefícios do mel para a saúde

Em contrapartida, o mel apresenta inúmeros benefícios para a saúde. É comprovado que ele é rico em antioxidantes que atuam protegendo as células do envelhecimento precoce, além de controlar os radicais livres responsáveis pelo desenvolvimento de doenças cardiovasculares e degenerativas. Além disso, ele é conhecido por suas propriedades antifúngicas e antibacterianas, sendo excelente para melhorar o funcionamento do sistema imunológico.

Vale ressaltar que o mel pode ser usado como adoçante em muitas receitas e, além de trazer a doçura, ele também tem um sabor único e delicioso que torna muitos doces e sobremesas ainda mais irresistíveis.

Veja mais:

TAPIOCA NÃO É LOW CARB: entenda de uma vez por todas por que a farinha não serve para quem precisa controlar a glicemia

Temas relacionados