A base da comida do brasileiro é o arroz e feijão, dois alimentos que fornecem boa parte dos nutrientes que precisamos diariamente. Porém, é comum encontrarmos pessoas que não gostam de um desses ingredientes. Pensando nisso, o TudoGostoso vai ensinar como substituir o feijão com outros alimentos, sem perder os nutrientes. Para melhorar, você ainda confere uma lista com receitas deliciosas no final! Confira a seguir!
Veja como substituir o feijão com outros alimentos e varie o cardápio
Como substituir o feijão: confira os alimentos ideais para variar o cardápio
Lentilha
A lentilha é uma leguminosa muito versátil, já que ela pode ser preparada tanta com caldo quanto sequinha, mais parecida com o feijão-fradinho.
Assim como o feijão, ela apresenta diversos benefícios para a saúde, sendo rica em vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do corpo humano.
Um dos benefícios da lentilha que merece destaque é o fato de ajudar na produção da serotonina, o hormônio responsável pela sensação de felicidade e bem-estar.
Outra semelhança com o feijão está no preparo: nada de cozinhar sem antes deixar de molho, viu? Como já explicamos, esses tipos de ingredientes são ricos em fitato, uma substância que prejudica a absorção de minerais muito importantes como cálcio e ferro.
Vagem
Você sabia que a vagem é uma leguminosa da mesma família do feijão? Por isso, ela é um ótimo ingrediente para substituí-lo no cardápio. Ela pode ser preparada de várias maneiras diferentes, e fica a seu critério como prefere.
No Brasil, é possível encontrar dois tipos de vagem mais comuns: a vagem-manteiga e a vagem-macarrão. Contudo, ambas possuem valores nutricionais parecidos, então pode escolher a que preferir.
Grão-de-bico
O grão-de-bico é um alimento muito completo, sendo conhecido por ser fonte de muitas vitaminas e minerais como vitaminas C, E, D, K, cálcio, fósforo e, claro, ferro. E achou que era só isso? Que nada! Ele ainda possui boas quantidades de gorduras boas, proteínas e fibras, além de fornecer carboidrato de baixo índice glicêmico, ou seja, eles te deixam saciado por mais tempo.
Ervilha
Outro ingrediente muito bom para substituir o feijão no cardápio é a ervilha, que é rica em vitamina A, vitamina do complexo B além de zinco. Ah, e se você tá está procurando por um alimento com boa quantidade de proteínas, então saiba que encontrou!
O melhor é que a ervilha pode ser preparada de muitas maneiras e em muitas receitas diferentes. Seja só refogada, em um creme ou purê ou na salada, ela fica uma delícia! Ah, só não esquece de deixar de molho por 12 horas, viu?