Muitas pessoas conhecem o caqui apenas como a fruta parecida com o tomate. No entanto, o alimento é um verdadeiro tesouro de vitaminas, minerais e antioxidantes que oferecem muitos benefícios à saúde. Com uma polpa carnuda e sabor levemente adocicado, o caqui também tem a vantagem de ser bastante versátil e pode ser consumido de diversas formas.
Por isso, se você quer aproveitar todos os nutrientes da fruta, não faltam maneiras de incluí-la na sua alimentação, seja na versão in natura ou no preparo de doces, sucos, saladas, geleias e até sorvetes.
Veja a seguir os principais benefícios do caqui, como consumir e cuidados.
Por que vale a pena comer caqui?
Auxilia na saúde ocular: o caqui é uma excelente fonte de vitamina A, um nutriente que é importante para a saúde ocular, podendo ajudar a prevenir doenças como catarata e degeneração macular.
Fonte de fibras: o caqui é rico em fibras dietéticas, que são essenciais para saúde digestiva e intestinal. Elas melhoram a digestão, regulam o trânsito do intestino e reduzem a constipação.
Rica em antioxidantes: o caqui é fonte de antioxidantes como os polifenóis, flavonoides e as vitaminas A, C e E. Essas substâncias protegem as células contra o estresse oxidativo e podem reduzir o risco de doenças crônicas e até alguns tipos de câncer.
Oferece benefícios cardiovasculares: as fibras, antioxidantes e o potássio presentes no caqui ajudam a reduzir o colesterol LDL (ruim) e a pressão arterial, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares.
Fortalece a imunidade: o caqui é fonte de vitamina C, um nutriente que fortalece o sistema imunológico, tornando o corpo mais resistente a infecções.
Caqui engorda?
O caqui é naturalmente rico em açúcar. Portanto, pessoas com diabetes ou que precisam controlar seus níveis de açúcar no sangue, o consumo excessivo da fruta pode levar a picos de glicose. Além disso, o açúcar do caqui pode favorecer o ganho de peso se a fruta for consumida em grandes quantidades.
Como consumir caqui
O caqui é uma fruta versátil que pode ser consumida de várias maneiras. A melhor maneira de aproveitar seus nutrientes é comer o caqui in natura, com ou sem casca. Você também pode adicioná-lo em saladas de frutas ou saladas verdes.
O caqui ainda pode ser desidratado e consumido como um petisco para um lanche saudável. As fatias desidratadas são uma alternativa prática para petiscar. Outra alternativa é cozinhar a polpa da fruta para preparar geleias ou compotas.
Para as receitas doces, o sabor do caqui combina com sobremesas como mousses, sorvetes, bolos, pudim e gelatinas. Já para pratos salgados, a fruta pode ser aproveitada como molho para carnes ou frutos do mar.
Veja também:
Quais são os benefícios do suco de caqui com limão?
Fruta do outono: saiba tudo sobre os tipos de caqui