![Essa planta é um inibidor de apetite natural se você beber com água antes de uma refeição e faz milagres pela sua saúde digestiva!](https://static.itdg.com.br/images/622-auto/e92e57743a3025bf9dfc80468540daaf/saude-digestiva-shutterstock-2433315781.jpg)
Esse lexante natural vai te ajudar a recuperar a saúde digestiva (Fotos: Shutterstock)
A busca por alimentos que melhoram a saúde digestiva está entre os temas em alta no mundo da nutrição. Além de dar saciedade e serem ótimos aliados na perda ou controle de peso, muitas alternativas naturais ajudam a melhorar a digestão, contribuindo para diversos aspectos da saúde e do bem-estar.
E quando se trata da saúde digestiva, há uma planta em especial que se destaca: o psyllium. Essa planta herbácea contém sementes ricas em fibras solúveis em água.
As mucilagens, substâncias que absorvem até oito vezes seu volume em água, são o principal ingrediente ativo das cascas das sementes de psyllium (constituem de 20 a 30% das cascas).
O psyllium é uma das plantas amplamente utilizadas na medicina ayurvédica para aliviar problemas digestivos, que incluem gases, constipação, inchaço e outras queixas.
Quais são os benefícios do psyllium?
O psyllium funciona como um laxante suave que ajuda muitas pessoas a recuperar o conforto digestivo. Usado para tratar constipação e diarreia, ele também é conhecido por ajudar em diversos aspectos:
- Na redução da absorção de colesterol;
- Regulação dos níveis de açúcar no sangue;
- Alívio da dor causada por doenças inflamatórias crônicas do intestino, como a síndrome do intestino irritável.
Segundo a OMS, o farelo de semente de psyllium é reconhecido como um "suplemento dietético no controle da hipercolesterolemia", para reduzir o risco cardiovascular e para reduzir o aumento dos níveis de açúcar no sangue após as refeições.
Essa semente também é desintoxicante e ajuda a eliminar toxinas e metais pesados, melhorando a microbiota intestinal.
Por que o psyllium ajuda no emagrecimento?
O psyllium também tem propriedades emagrecedoras. Quando incha, graças à sua mucilagem, ele forma um gel que faz você se sentir saciado. Tomado com água antes de uma refeição, o revestimento da semente preenche o estômago.
Esse inibidor de apetite natural contribui para a redução da ingestão de alimentos durante o dia, conforme mostrou um estudo realizado em 2016. As sementes do psyllium são ricas em fibras, por isso é uma ótima opção adicioná-lo a uma dieta de perda de peso.
Saiba como consumir essa planta
O psyllium é consumido na forma de flocos, pós-efervescentes, cápsulas ou grânulos. Pode ser ingerido até quatro vezes ao dia, mas os especialistas orientam ingerir as sementes com uma quantidade de água igual ou superior a 300 ml para garantir a hidratação correta das fezes.
Desta forma, você evita a obstrução do intestino. Os efeitos após o consumo do psyllium duram de 24 a 48 horas.
No entanto, a planta é contraindicada em casos de estenose intestinal ou do esôfago ou qualquer outro problema que afete o diâmetro ou a motilidade do intestino. O recomendado é consultar um médico antes de tomar psyllium.
Veja mais!
3 lanches fáceis que ajudam no funcionamento do intestino, segundo especialista em saúde digestiva
Mingau amigo do intestino faz bem ao corpo e ajuda a perder peso: somente 4 ingredientes e fica pronto rapidinho