Os doces de frutas são comumente encontrados em consistência pastosa, lembrando muito as geleias. Contudo, é possível preparar doces de frutas de corte, e você pode encontrar algumas receitas no nosso site, como o doce de mamão de corte, doce de abóbora de corte e muito mais. Hoje vamos ensinar como fazer o doce de manga de cortar, uma receita simples e muito gostosa. Vamos mostrar todo o modo de preparo e dar dicas para que o seu doce de manga de corte fique perfeito. Confira só abaixo!
O doce de manga de corte vai deixar todo mundo querendo mais!
Receita do doce de manga de cortar
Preparar o doce de manga de cortar não é tão diferente de preparar o doce de manga cremoso. O que é preciso se atentar é ao ponto do doce, para que ele fiquei consistente o suficiente para cortar, mas ainda bem macio. A receita que vamos ensinar é de um doce macio e denso, e não o doce de fruta cristalizado. Ficou com água na boca? Então vem aprender tudinho!
Qual a melhor manga para fazer o doce
Você pode fazer o doce com a manga de sua preferência, mas é importante que ela não esteja muito madura e ainda esteja firme. Caso a manga esteja muito madura, o ideal é comer pura, que estará bem docinha, ou até mesmo fazer suco.
A manga rosa é um dos melhores tipos para fazer doce, mas você pode usar a que tiver na sua casa tranquilamente. Escolha as mangas que são maiores, para facilitar na hora de preparar o doce.
Ingredientes do doce de manga
3 xícaras (chá) de polpa de manga batida
1 e 1/5 xícara (chá) de açúcar
Como fazer o doce de manga de cortar
Isso mesmo, para fazer o doce de manga de corte você só vai precisar de dois ingredientes: polpa de manga e açúcar. No caso da polpa, você pode usar a polpa congelada que vende no mercado ou a fruta in natura.
Se decidir usar a fruta in natura, basta descascá-la e cortar os pedaços, colocando-os para bater no liquidificador sem água. Como falamos anteriormente, é importante que a manga esteja firme; então, caso o seu liquidificador não seja muito potente, bata aos poucos para que não queime.
Quando tiver completamente batida e tiver formado um creme homogêneo, é hora de colocar na panela. Para garantir que não terá nenhum pedacinho insistente de fruta, passe o creme por uma peneira antes de adicioná-lo à panela. Em seguida, acrescente o açúcar e misture bem. Em fogo baixo, mexe o doce até que todo o açúcar tenha derretido.
O ideal é mexer o doce sem parar até atingir o ponto certo. Contudo, esse não é um doce que atinge o ponto rapidamente, como é o caso do brigadeiro; é preciso cozinhá-lo por um tempo até que toda a água da fruta tenha evaporado e ele comece a reduzir. Para facilitar, comece a fazer o doce antes de fazer quaisquer outras tarefas na cozinha, para que você ainda esteja perto para dar aquela mexida de vez em quando, mas também possa fazer outras coisas enquanto ele cozinha.
Pode demorar de 40 minutos a 1 hora para que o doce de manga reduza bastante e desgrude do fundo da panela. Quando ele começar a desgrudar, aumente um pouco o fogo e mexe sem parar até que ele esteja bem denso. Para saber se está no ponto, separe um pouquinho e coloque dentro de um copo com água gelada. Se o doce não se separar e formar uma bolinha, já está pronto. Ah, e vale notar que o doce fica numa cor bem mais escura do que a polpa crua, já que ele carameliza enquanto cozinha.
Despeje em uma forma untada com um pouco de óleo e espere esfriar. Por último, é só cortar e se deliciar! Fica incrível em torradas e com pedacinhos de queijo minas.
Delicioso doce de manga de corte