• Entrar
  • Cadastrar
Como não ser enganado na hora de comprar o bacalhau perfeito para a sua ceia; cada detalhe importa!

Escolher o bacalhau pode ser algo difícil para muitos, mas essas dicas do TudoGostoso vão deixar tudo mais fácil para arrasar na ceia de Natal!

Como não ser enganado na hora de comprar o bacalhau perfeito para a sua ceia; cada detalhe importa!

Garanta um bacalhau maravilhoso para o seu Natal com essas dicas e não passe sufoco! (Créditos: Shutterstock)

O Natal está chegando e com ele vem o objetivo de fazer uma boa compra para a ceia. A busca pelo bacalhau perfeito pode ser difícil nessa época devido a alta demanda, mas nada é impossível! Para não passar sufoco no mercado com tantas opções do pescado, você deve seguir essas dicas que o TudoGostoso separou. Confira agora!

Atenção para a aparência do bacalhau

Beleza não é tudo, mas no caso do bacalhau ela é muito importante! Esse é um dos aspectos mais importantes para checar a qualidade do peixe. Para fazer a escolha certa em meio a tantas opções, preste atenção nos mínimos detalhes quanto à aparência. O bacalhau não pode ter manchas avermelhadas, semelhante ao sangue, e nem pontos pretos, por menores que sejam, já que pode indicar a presença de bolor. O correto é que a pele seja clara e uniforme.

A textura do pescado deve ser macia e os filés devem se separar facilmente, só de puxar com a mão. Fique atento também ao cheiro desse tipo de peixe, ele é um bom indicativo quanto a sua qualidade e tempo fresco. O cheiro de bacalhau, no geral, é forte mas não chega ao ponto de ser desagradável.

Selecione o bacalhau armazenado adequadamente. O peixe quando está salgado deve estar seco e embalado hermeticamente para evitar a umidade. No caso do pescado fresco, um ótimo truque é segurar a peça inteira pela cabeça. Se a calda ficar reta, significa que o bacalhau está em um ótimo estado! Mas caso a calda fique curvada, ele está úmido e sua compra não será tão boa.

É importante verificar o selo de inspeção da Vigilância Sanitária. É nele que devem constar as informações de procedência e a espécie do peixe, autorização de venda, corte e propriedades nutricionais, entre outros dados. Leia atentamente as informações no rótulo, como a origem, a data de validade e as instruções de armazenamento. Lembre-se de que a qualidade do bacalhau é fundamental para o sucesso do prato final, então escolha com cuidado as suas preparações para a ceia de Natal!

Veja mais

O frango desfiado pode ser a estrela da sua ceia de Natal com essas receitas de salpicão e fricassê
Quer evitar trabalho na hora da ceia de Natal? Confira essas dicas e passe menos tempo na cozinha
Petisco de Natal: estrela de massa folhada vai surpreender toda a família na sua ceia

Temas relacionados