• Entrar
  • Cadastrar
Como não ser enganado na hora de comprar o bacalhau perfeito para a sua ceia; cada detalhe importa!

Escolher o bacalhau pode ser algo difícil para muitos, mas essas dicas do TudoGostoso vão deixar tudo mais fácil para arrasar na ceia de Natal!

Garanta um bacalhau maravilhoso para o seu Natal com essas dicas e não passe sufoco! (Créditos: Shutterstock)

O Natal está chegando e com ele vem o objetivo de fazer uma boa compra para a ceia. A busca pelo bacalhau perfeito pode ser difícil nessa época devido a alta demanda, mas nada é impossível! Para não passar sufoco no mercado com tantas opções do pescado, você deve seguir essas dicas que o TudoGostoso separou. Confira agora!

Atenção para a aparência do bacalhau

Beleza não é tudo, mas no caso do bacalhau ela é muito importante! Esse é um dos aspectos mais importantes para checar a qualidade do peixe. Para fazer a escolha certa em meio a tantas opções, preste atenção nos mínimos detalhes quanto à aparência. O bacalhau não pode ter manchas avermelhadas, semelhante ao sangue, e nem pontos pretos, por menores que sejam, já que pode indicar a presença de bolor. O correto é que a pele seja clara e uniforme.

Textura e cheiro do bacalhau são importantes

A textura do pescado deve ser macia e os filés devem se separar facilmente, só de puxar com a mão. Fique atento também ao cheiro desse tipo de peixe, ele é um bom indicativo quanto a sua qualidade e tempo fresco. O cheiro de bacalhau, no geral, é forte mas não chega ao ponto de ser desagradável.

Umidade do bacalhau

Selecione o bacalhau armazenado adequadamente. O peixe quando está salgado deve estar seco e embalado hermeticamente para evitar a umidade. No caso do pescado fresco, um ótimo truque é segurar a peça inteira pela cabeça. Se a calda ficar reta, significa que o bacalhau está em um ótimo estado! Mas caso a calda fique curvada, ele está úmido e sua compra não será tão boa.

De olho nos rótulos

É importante verificar o selo de inspeção da Vigilância Sanitária. É nele que devem constar as informações de procedência e a espécie do peixe, autorização de venda, corte e propriedades nutricionais, entre outros dados. Leia atentamente as informações no rótulo, como a origem, a data de validade e as instruções de armazenamento. Lembre-se de que a qualidade do bacalhau é fundamental para o sucesso do prato final, então escolha com cuidado as suas preparações para a ceia de Natal!

Veja mais

O frango desfiado pode ser a estrela da sua ceia de Natal com essas receitas de salpicão e fricassê
Quer evitar trabalho na hora da ceia de Natal? Confira essas dicas e passe menos tempo na cozinha
Petisco de Natal: estrela de massa folhada vai surpreender toda a família na sua ceia

Temas relacionados