• Entrar
  • Cadastrar
Como inovar no tempero do filé de frango: conheça combinações saborosas para variar no dia a dia
Aprenda combinações incríveis para variar no tempero do seu filé de frango!

Se você está cansado de comer o filé de frango sempre com o mesmo gosto, essa matéria é para você! Como o filé de frango é uma das proteínas que mais usados no dia a dia, é preciso encontrar maneiras de inovar no sabor, para que não fiquemos enjoados de comer sempre a mesma comida. Para você que começou a cozinhar agora e não faz ideia de como temperar frango além do sal e pimenta-do-reino, o TudoGostoso vem com um guia de como inovar no tempero do filé de frango, com combinações incríveis que são de dar água na boca. Confira!

como inovar no tempero de filé de frango O filé de frango é uma carne de sabor suave que se adapta à vários temperos

Como inovar no tempero do filé de frango

O frango é uma das carnes que mais consumimos em todo país, especialmente por conta de seu custo-benefício. O peito de frango, por exemplo, é um corte magro rico em proteínas, excelente para quem está vigiando o consumo de gorduras. Apesar de muitas pessoas acharem o peito de frango um corte mais seco por conta da pouca gordura, a verdade é que ele pode ser muito suculento e saboroso se feito do jeito correto. O tempero do frango pode influenciar bastante nesses quesitos, sabia? Veja só!

Frutas cítricas para temperar filé de frango

As frutas cítricas como laranja e limão são ótimos aliados na hora de temperar filé de frango, acredite. Nada de ficar apenas nos temperos em pó, use e abuse de frutas que, além de trazer aquele toque de acidez à proteína, ainda a deixa supermacia e perfumada.

Mas fique atento! Caso você pretenda usar o filé de frango para fazer picadinho, estrogonofe ou algum tipo de ensopado, pode ser melhor usar vinagre. Embora as frutas deixem o frango delicioso, elas possuem um sabor que muitas vezes não combinam com esses preparos ditos anteriormente. O vinagre entra na equação porque traz acidez sem deixar um sabor muito marcante.

Temperos diferentes para filé de frango

Nada de ficar só usando sal e pimenta-do-reino, não, viu? Existem muitos temperos no mercado que você pode começar a usar para temperar o filé de frango. Tempero é algo que não jeito, a gente só vai descobrir se gosta quando provar.

Cominho

Muitos temperos combinam como filé de frango, então não vai ser uma tarefa muito difícil encontrar algumas variações para que sua comida não tenha sempre o mesmo gosto. Junto com o sal e a pimenta-do-reino, o cominho cai superbem. A gente sabe que pode parecer estranho, já que o cominho é mais utilizado para temperar carne bovina, mas pode acreditar, fica bem gostoso!

como inovar no tempero de filé de frango Chega de comer o filé de frango com o mesmo tempero sempre e aprenda combinações diferentes com o TudoGostoso

Páprica

Os diferentes tipos de páprica também são ótimas escolhas para o filé de frango, e aí entra o gosto de cada um: se você quiser deixá-lo com a cor mais bonita e com o sabor mais suave possível, a dica é escolher a páprica-doce. Já a páprica-picante é para quem adora um prato bem apimentado. Por último, a páprica-defumada é a pedida certa para quem quer que o frango fique com aquele gostinho de churrasco.

Pimenta-calabresa

A pimenta-calabresa em pó ou em flocos deixa o frango muito saboroso, mas é preciso ter cuidado, porque ela é bem mais picante do que a pimenta-do-reino. Para grelhar, nós indicamos mais a pimenta-calabresa em pó, já que a pimenta em flocos pode acabar queimando, deixando um sabor um tanto quanto desagradável no prato.

Gengibre

Ainda indo para o lado de quem gosta de temperos com uma certa picância, o gengibre é perfeito. Com um sabor e aroma indescritíveis, esse ingrediente é muito usado como tempero na culinária asiática, podendo ser utilizado para temperar o frango diretamente ou adicionado em ensopados e molhos.

Para temperar o filé de frango, você pode usar tanto o gengibre em pó quanto o gengibre em natura; contudo, assim como a pimenta-calabresa, nós indicamos usar a versão em pó para não correr o risco de queimar o gengibre fresco e amargar o prato.

Curry e açafrão

Dois temperos completamente diferentes mas que possuem cores muito semelhantes, fazendo com que muitas pessoas os confunda. O curry é um tempero muito usado na culinária indiana, sendo até a estrela de um prato de mesmo nome, que é feito com um molho cremoso parecido com o nosso estrogonofe. Levemente picante e muito perfumado, ele é ideal para temperar o filé de frango que for usar em ensopados e molhos.

Já o açafrão possui um sabor muito mais suave, e quase não se sente. No entanto, a grande vantagem do uso desse tempero são os seus benefícios para a saúde, já que ele possui propriedades anti-inflamatórias.

Ervas

Ervas como alecrim, manjericão, tomilho são muito boas para temperar filé de frango, sejam as secas moídas ou as frescas. Além de deixar o prato com um sabor incrível, elas ainda deixam um aroma maravilhoso pela casa. Aqui no TudoGostoso nós já ensinamos como ter ervas frescas em casa, corre para dar uma olhadinha e ainda economizar!

como inovar no tempero de filé de frango Use temperos além dos tradicionais sal e pimenta-do-reino para garantir mais sabor ao seu prato

Quanto tempo dura o filé de frango na geladeira?

O filé de frango quando está temperado dura um pouco mais na geladeira comparado ao frango que ainda não foi temperado, mas ainda assim não é muito tempo. A média é de uma semana, mas o ideal é verificar se não estragou na hora que for usar. O filé de frango quando está em processo de estragar, solta um aroma muito forte e desagradável quando é grelhado, então se você não sabe se ele ainda está bom, faça um teste com um pedacinho.

Pode congelar filé de frango temperado?

É claro que pode congelar filé de frango temperado. Na verdade, essa é a melhor maneira de armazená-lo. O filé de frango temperado dura até 3 meses no congelador, então lembre-se de colocar uma etiqueta com a data no pote que você usar. Na hora que for descongelar, nada de tirar do congelador e deixar em cima da pia, viu? O TudoGostoso já ensinou a maneira correta de descongelar os alimentos.

Temas relacionados