• Entrar
  • Cadastrar
O modo de preparar o molho branco que aprendi com minha família para deixá-lo mais cremoso

Saiba os segredos para preparar um molho branco cremosíssimo e deixar suas receitas ainda mais saborosas. 

O molho branco é uma ótima opção de acompanhamento para massas e diversas outras receitas. (créditos: Shutterstock)

O molho branco é um dos preparos mais versáteis da culinária. Ele pode ser usado para incrementar diversos pratos, como massas, lasanhas, carnes, tortas de frango e até saladas e legumes. Embora tenha um preparo simples, muitas pessoas ainda têm dificuldade na hora de fazer a receita em casa. Uma das principais queixas é em relação a textura, que ou fica muito líquida ou empelota. Mas com alguns truques é possível preparar um molho branco perfeito e bem cremoso.

Veja como deixar o molho branco mais cremoso e o que fazer para não empelotar.

O que fazer para não errar no preparo do molho branco: perfeição está nos detalhes

O segredo para preparar o molho branco perfeito é adicionar o leite gradualmente. Acrescentar o leite à mistura de manteiga e farinha aos poucos facilita na incorporação dos ingredientes e evitar a formação de grumos, aqueles carocinhos que deixam o molho com uma textura não uniforme e arenosa. Aliás, outra dica é misturar a manteiga e farinha com um batedor fouet. O utensílio é bem mais leve que uma colher comum, o que facilita bastante na hora de mexer os ingredientes manualmente.

O tipo de leite utilizado na receita também influencia na cremosidade do molho branco. O ideal é sempre utilizar o integral, pois ele possui mais gordura em comparação com o leite desnatado ou o leite semidesnatado, o que contribui para deixar a textura mais encorpada. Por fim, cozinhe o molho em fogo baixo ou médio-baixo, mexendo constantemente. O fogo baixo garante que o molho engrosse gradualmente e tenha uma consistência cremosa.

Como fazer molho branco perfeito

Agora que você já sabe como deixar o creme branco mais cremoso, está na hora de colocar as dicas em prática. Para isso, separamos uma receita bem simples para te ajudar. Confira o passo a passo:

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de manteiga ou margarina
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 2 xícaras de leite integral
  • Sal a gosto
  • Uma pitada de noz-moscada (opcional)

Instruções:

  1. Derreta a manteiga ou margarina em uma panela em fogo médio.
  2. Quando a manteiga estiver completamente derretida, adicione a farinha de trigo e mexa continuamente por uns 2 minutos até que a mistura fique homogênea e comece a borbulhar. Este é o roux, a base para o molho branco.
  3. Quando a mistura de manteiga e farinha de trigo adquirir a consistência de massa, adicione o leite gradualmente, mexendo constantemente para garantir que a mistura fique bem incorporada e sem grumos.
  4. Continue cozinhando o molho em fogo médio, mexendo sempre, até que ele comece a engrossar e atinja a consistência desejada. Isso geralmente leva de 5 a 10 minutos. Se o molho ficar muito espesso, você pode adicionar um pouco mais de leite para ajustar a consistência.
  5. Tempere o molho com sal, pimenta e noz-moscada a gosto. A noz-moscada é opcional, mas adiciona um sabor extra ao molho branco.
  6. Uma vez que o molho tenha atingido a consistência cremosa. Se necessário, ajuste os temperos conforme o seu gosto!

Veja também:

Peito de frango ao molho branco: aprenda a receita rápida e barata que vai deixar todo mundo apaixonado!
Como você cozinha macarrão ao molho branco? Esses detalhes no modo de preparo faz toda a diferença no sabor do prato

Temas relacionados