
Aprenda a cozinhar alcachofra corretamente e aproveite seus benefícios para a saúde! (Crédito: Shutterstock)
Você gosta de alcachofra? Pois saiba que essa planta é versátil e ótima para a saúde! Ela é originária do mediterrâneo, sendo consumida desde a antiguidade por gregos e romanos, que já começavam a entender seus benefícios para o sistema digestivo, para o fígado e para o coração.
Mas tem muito mais benefícios à saúde que a alcachofra pode oferecer, sabia?! Apesar de “desprezada” e não tão comum na nossa cultura alimentar aqui no Brasil se comparada a outras plantas, saiba que ela é bastante saborosa e pode ser incluída na alimentação de várias formas!
Benefícios da alcachofra
Além de versátil para adicionar a preparações, a alcachofra tem diversos benefícios para a saúde. Vamos começar falando sobre eles!
A alcachofra é rica em nutrientes, sendo uma fonte significativa de vitaminas C, K e várias do complexo B, como B9 (folato), além de minerais essenciais, como magnésio, fósforo, potássio e ferro. Ela ainda tem muitas fibras, que promovem a saúde digestiva e ajudam a regular a saúde intestinal.
E não para por aí. Vamos ver mais benefícios da alcachofra!
- É boa para o fígado: a alcachofra tem compostos como a cinarina e a silimarina, que ajudam a proteger o fígado
- Apoia o sistema digestivo: a cinarina também estimula a produção de bile, facilitando a digestão de gorduras e melhorando a absorção de nutrientes
- Tem propriedades antioxidantes: é rica em antioxidantes, como rutina, quercetina e ácido gálico, que ajudam a combater os radicais livres e protegem as células do corpo
- Faz bem para o cérebro: a alcachofra contém um flavonoide poderoso chamado luteolina , que protege o cérebro, favorecendo a memória
- É boa para o coração: a planta pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol LDL (ruim) e aumentar os níveis de colesterol HDL (bom), contribuindo para a saúde cardiovascular
- Tem potencial anticâncer: alguns estudos sugerem que os compostos bioativos da alcachofra podem ter propriedades anticâncer (embora mais pesquisas sejam necessárias para confirmar esses efeitos)
Agora que já vimos os benefícios da alcachofra, vamos ver como preparar esta iguaria!
Como cozinhar alcachofra?
Para começar, escolha uma alcachofra com folhas compactas e densas e enxágue bem em água fria. Então, corte as pontas das folhas, apare as folhas restantes e corte o caule, deixando aproximadamente 2 cm. Antes de levar para cozinhar, esfregue um limão na parte superior aparada para reduzir a oxidação.
Pronto, a alcachofra está preparada para cozinhar! Para cozinhar no vapor, deixe-a cozinhando por aproximadamente 30 minutos. Já se você quiser cozinhar na água, encha uma panela grande com água e adicione uma pitada de sal e uma fatia de limão, colocando as alcachofras na panela com a parte cortada para baixo. Leve a água à fervura, reduza o fogo e cozinhe por cerca de 25-45 minutos, até que as folhas externas se soltem facilmente.
Agora é só apreciar! Retire as folhas externas e coma a alcachofra raspando as folhas entre os dentes, temperando a gosto.
Você ainda pode comê-la recheada, com uma mistura de pão ralado, alho, queijo e ervas, e assar no forno. ela anda fica uma delícia grelhada: basta cortar a planta ao meio e grelhado com azeite de oliva e temperos.
Estes são os 10 vegetais mais saudáveis do mundo, segundo a ciência
Aprenda como escolher frutas, verduras e legumes com as dicas do TudoGostoso