• Entrar
  • Cadastrar
Carnaval: faça essas comidas rápidas para repor as energias sem perder tempo na cozinha

Aposte nas comidas certas para ficar sempre com a energia necessária para pular o Carnaval

Esses pratos que dão muita energia são rápidos de preparar (Créditos: Shuttetstock e TudoGostoso)

Dependendo da pessoa, o Carnaval pode ser uma semana de descanso ou uma semana de folia sem parar. Se você faz parte do segundo grupo que não para quieto durante o feriadão, só com muita energia para aguentar todas as festas de Carnaval. O segredo para isso é claro: muita água e uma alimentação adequada!

Pratos pesados podem acabar dando “rebote” e cansando mais do que o próprio bloco. Apostar em alimentos que são fonte de energia prolongada é a escolha certa. Ainda mais se optar por receitas de lanches saudáveis e rápidos que ficam prontos em pouco tempo para fazer entre um bloco e outro. Confira no TudoGostoso as melhores comidas rápidas com os ingredientes certos para recuperar as energias no Carnaval.

Receitas rápidas e energéticas para não desanimar no feriado

Com esses pratos simples você garante a energia que precisa para pular todos os dias de Carnaval

Açaí na tigela

O açaí é um bom energético e é pouco calórico se escolher os complementos certos (Créditos: TudoGostoso)

O açaí é um superalimento brasileiro e cheio de benefícios. Um deles é justamente fornecer energia com seus nutrientes que aumentam a disposição. Com uma receita de açaí na tigela com banana e granola você ganha ainda mais vigor.

Para fazer essa receita, bata 1 polpa de açaí com 1 banana-prata, 2 cubos de gelo e 1 colher (sobremesa) de açúcar. Bote em uma tigela com outra banana cortada em rodelas e granola a gosto. Simples, rápido e nutritivo!

Crepioca

A crepioca é simples e pode ser recheada com salgados e doces (Créditos: TudoGostoso)

A crepioca é feita de basicamente dois ingredientes: ovo e tapioca. O ovo é um alimento proteico que faz parte da alimentação de quem pratica exercícios físicos justamente por dar mais vigor para a movimentação extrema.

Já a tapioca é um carboidrato pouco calórico, ou seja, uma magnífica fonte de energia para qualquer atividade. É bom até para ajudar na queima de calorias e fortalecer o metabolismo. É só misturar um ovo com uma colher de goma de tapioca usando um garfo mesmo e botar na frigideira. Pode botar uma pitadinha de sal ou açúcar e rechear como quiser. Mais fácil do que essa receita de crepioca fit, impossível!

Panqueca de banana

Banana, aveia e ovo é o combo certo dos lanches fit e energéticos (Créditos: TudoGostoso)

A banana é uma fruta rica em potássio, um nutriente essencial para o funcionamento dos músculos e para absorver as proteínas. Essa receita de panqueca de banana ainda troca a farinha por aveia, que é um cereal energético e sem glúten para todo mundo poder comer e se revitalizar.

Para preparar você só precisa amassar uma banana com um garfo, misturar com 2 ovos batidos, 2 colheres de aveia e 1 colher de cacau em pó. Se lactose não for um problema para você, pode colocar achocolatado ou chocolate em pó que vai dar um empurrãozinho extra de energia e sabor ainda.

Sanduíche natural de frango

Sanduíches podem ser lanches saudáveis para quando der fome na folia (Créditos: TudoGostoso)

Carboidratos como os dos pães são boas fontes de energia imediata nas quantidades certas. Em uma receita de sanduíche natural de frango, você ainda ganha mais nutrientes do recheio com as proteínas do frango e as vitaminas dos vegetais. É muito fácil de fazer e dá até para levar na saidinha para o bloco.

Pegue 100g de frango desfiado e refogue normalmente com cebola e alho. Misture meio tomate, uma cenoura ralada, meia lata de milho, cheiro-verde e sal a gosto. Junte tudo com maionese light até formar uma pastinha e é só botar no pão. Rende bem para fazer e compartilhar.

Barrinha de cereal

Faça sua própria barrinha de cereal para levar nos blocos (Créditos: TudoGostoso)

Os cereais como aveia, granola e linhaça são ricas em vitaminas, minerais e fibras. Por causa principalmente das fibras, os cereais liberam energia dos alimentos aos poucos e aumentam a saciedade. Uma barrinha de cereal então é boa para repor energias quando der fome ou cansaço e também são bem práticas de se levar por aí.

Ainda mais se adicionar castanha-do-pará ou outras oleaginosas que são altamente energéticas. A receita de barrinha de cereal é feita misturando uma xícara de aveia em flocos, granola, linhaça e castanha-de-caju trituradas e caramelizando em uma panela com mel, manteiga, açúcar e uva passa fervidos juntos. É só juntar, moldar e cortar no tamanho que quiser a sua barrinha de cereal.

Veja mais:
Leguminosas ou oleaginosas? Entenda a diferença e aprenda como incluir na dieta e no cardápio
Quantas xícaras de café uma lata de Red Bull, Monster e outras bebidas energéticas realmente equivalem?
Aveia é o melhor cereal para a sua saúde mental e física. Descubra os benefícios!

Temas relacionados