• Entrar
  • Cadastrar
Boa ou má ideia: você deve comer a pele do frango assado? Um estudo responde

Para muitos amantes de aves, a pele de frango assado é uma delícia. Mas também é um 'prazer com culpa' que tem a reputação de não ser muito saudável. É fato ou mito? Uma pesquisa da Universidade de Harvard lança luz sobre esse assunto

Boa ou má ideia: você deve comer a pele do frango assado? Um estudo responde

Comer pele do frango assado ou não, eis a questão (Créditos: Shutterstock)

Amada por alguns, odiada por outros, a questão de comer ou não pele do frango assado costuma dividir os convidados à mesa nos almoços de domingo. Você deve deixar a pele para aproveitar ao máximo o sabor do frango ou retirá-la por motivos de saúde? Se durante muito tempo se considerou que deveríamos evitar a todo custo comer a pele do frango assado, agora isso está sendo questionado por pesquisas científicas. Entenda os detalhes desta história e descubra no TudoGostoso se comer a pele do frango assado faz bem ou não.

O que diz o estudo sobre comer pele de frango?

Ao contrário da crença popular, a pele do frango não é tão prejudicial à saúde como muita gente costuma achar. Um estudo realizado pela Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard chegou a resultados bem conclusivos: quando é consumida com moderação, a pele de frango não apresenta grandes riscos à saúde ou ao organismo. Na verdade, de acordo com esta pesquisa, a pele do frango assado pode até trazer benefícios para a saúde do coração!

Como isso é possível? Assim como o abacate ou o salmão, a pele do frango assado é rica em gorduras insaturadas, também conhecidas como gordura boa. Ao contrário das gorduras saturadas, as gorduras insaturadas são benéficas para a saúde do coração. Para aproveitar este benefício e se manter saudável, lembre-se de combinar a pele do frango assado com uma alimentação balanceada e nutritiva.

Como deixar a pele do frango crocante?

Na hora de fazer o seu frango assado, você pode seguir algumas dicas para deixar a sua pele mais crocante. Entre as técnicas para deixar a pele do seu frango assado mais crocante, a melhor é começar o cozimento a frio. O cozimento a frio é a famosa marinada do ceviche de tilápia, que deixa o alimento de molho na geladeira com uma solução ácida com vinagre ou limão. Esse método deixa o exterior crocante após assar, mas mantém o interior macio e suculento.

Outra dica é usar a função grelha do forno a gás ou colocar em um forno elétrico, caso tenha. Neste caso, primeiro cozinhe o frango a uma temperatura baixa de 150°C durante uma hora. Depois disso, deixe o frango por 5 minutos no modo grelha ou no forno elétrico. Terminar de assar usando calor por irradiação em vez do fogo direto deixa o frango crocante como você adora. Tudo que você precisa fazer é provar!

Como substituir a pele do frango com alimentos crocantes?

Se, mesmo sabendo que ela não é uma vilã na alimentação, você ainda preferir descartar a pele do frango assado na hora de comer, você pode optar por alternativas vegetais tão deliciosas quanto crocantes. Colocar chips de batata doce ao forno ou crisps de couve crocante ricos em nutrientes na mesma garfada dão uma textura semelhante à da pele de um frango assado no prato.

Veja mais:
Sobrecoxa de frango assada no forno: receita que a minha avó fazia pra minha mãe, que fez pra mim e agora meus filhos amam!
Receitas com sobra de frango já assado: esses são os pratos deliciosos e superfáceis que o TudoGostoso separou para você!
Frango igual do KFC só que saudável é na airfryer: ingrediente no empanado faz a diferença

Temas relacionados