Doces finos são destaques em festas pelo sabor diferenciado e sofisticação. São trufas, brigadeiros e bombons com ingredientes mais nobres e decoração que chama a atenção. Se você já gosta de preparar sobremesas, esse produto pode até render uma graninha extra. Doces finos precisam de mais técnicas no preparo. Como nem todo mundo tem facilidade com essa tarefa, muitas pessoas fazem esse tipo de encomenda para celebrações especiais.
Para ajudar você na hora de fazer doces finos, preparamos uma lista com diversas receitas deliciosas e incrementadas com ingredientes como damasco, coco, pistache e nozes. Aproveite as dicas a seguir!
Doces finos fazem sucesso em festas com sabor diferenciado e docaração sofisticada
O que são doces finos?
Os docinhos finos são aqueles doces que têm ingredientes mais nobres, incrementados de forma especial com itens como cereja, doce de leite, nozes, morangos, avelã, damasco, entre outros ingredientes. Essa seleção mais cuidadosa e refinada faz com que as sobremesas também ganhem sabores e texturas diferenciados.
Outro ponto importante dos doces finos é o acabamento. A estética do produto é importante e ele precisa ser do tipo que dá vontade de comer só de olhar. Coberturas, enfeites, textura bem lisinha e granulado perfeito são detalhes que fazem a diferença.
Forminhas para doces finos
Como a aparência é muito importante nos doces finos, as forminhas costumam ser um show à parte. Esse detalhe na apresentação valoriza muito o produto!
Os modelos mais tradicionais imitam o formato de flores e costumam ser feitos com papel de seda. Se você não tiver ideia de como fazer forminhas para doces finos, a boa notícia é que é possível encontrar opções mais luxuosas já prontas em lojas especializadas, com diversas cores e formas para cada tipo de evento.
Na hora de escolher a forminha, o importante é que o doce fique bem posicionado no centro da embalagem e protegido por ela. Doces mais robustos e cheios de detalhes não são sustentados por forminhas muito flexíveis e pequenas.
Receitas de doces finos
Alfajor é feito com dois biscoitos e um recheio bem cremoso que costuma ser de doce de leite. Na cobertura, leva chocolate e pode ser polvilhado com açúcar e coco ralado. Toques especiais com essência de baunilha, raspas de limão e conhaque são bem-vindos nessa receita.
Alfajor é um doce fino feito com biscoitos e um recheio bem cremoso
A combinação do doce com o sabor mais azedo do maracujá é uma boa pedida para um bombom mais sofisticado. O recheio bem cremoso deve ser acompanhado de uma textura bem lisinha por fora que pode ser decorada de forma bem delicada.
Esse doce fino de coco tem vários toques especiais que fazem a receita sair do óbvio, como o uso de queijo ralado e licor. A sobremesa leva um banho de chocolate e você deve salpicar um pouco de coco ralado em cima antes da cobertura secar.
Brigadeiro já é uma delícia, imagina quando é feito com doce de leite? Essa receita pode ser adptada para o doce servido em copinho, brigadeiro de colher ou no formato de bolinhas.
Nozes são ingredientes comuns em doces finos e deixam mais sofisticada uma sobremesa tão tradicional e comum como o brigadeiro. O ideal é usar chocolate meio amargo. As frutas moídas também podem servir de confeito para a sobremesa.
Camafeu é um clássico feito à base de nozes com uma textura bem macia. A cobertura de fondant transforma essa sobremesa em um item bem delicado para uma mesa de doces.
Camafeu é um doce tradicional feito com creme de nozes
Pistache é uma fruta muito utilizada em receitas mais sofisticadas. Esse doce ainda leva avelã e coco, ingredientes que deixam o sabor ainda mais diferenciado.
O formato desse doce fino é um diferencial. O creme de amêndoas é servido por cima de um quadradinho de chocolate, que já parece uma forminha. Você ainda pode finalizar a sobremesa com pedaços de cookies para decorar.
Esse doce tem um gosto bastante sofisticado por conta da mistura de ameixa seca, figo e coco. Foge do óbvio sem deixar de ser delicioso. Você ainda pode rechear as unidades com lascas de amêndoas ou castanhas.
O damasco é o protagonista desse doce que ainda leva coco ralado e chocolate meio amargo. O detalhe dourado na decoração faz toda a diferença, assim como o tamanho da fruta seca usada no preparo. O ideal é que sejam unidades com tamanho bem parecido para manter um padrão na apresentação.
Macaron é um doce francês que ganhou o mundo todo por conta da massa leve e o sabor diferenciado. É feito com farinha de amêndoas e pode ser recheado com cremes de diversos sabores, do tradicional chocolate às frutas vermelhas.
Macarons são feitos com farinha de amêndoa e podem ser recheados com cremes de diversos sabores
Olho de sogra é um doce muito comum em casamentos. Essa receita também leva ameixa e coco e a mistura final deve ser enrolada em açúcar cristal.
Nessa receita de trufa de cereja você pode usar a calda ou até um licor com o sabor da fruta para preparar o doce. O chocolate meio amargo oferece um sabor mais intenso e menos adocicado para a sobremesa.
Essa trufa de chocolate tem o toque especial do rum. Atenção ao preparo porque a massa precisa descansar algumas horas na geladeira antes de o doce ser finalizado. O resultado é delicioso!
Veja mais
Marshmallow caseiro é delicioso, fácil e muito barato! Aprenda a receita completa aqui no TudoGostoso
14 receitas de sobremesas para testar as suas habilidades culinárias
Bolo red velvet: dicas para fazer o veludo vermelho perfeito e sem retrogosto