O cajuzinho de festa é uma opção deliciosa e prática para adoçar os momentos especiais. O quitute surgiu nas regiões Norte e Nordeste do país e costumava levar polpa de caju na sua composição. Com a sua popularização nos demais estados brasileiros, a fruta foi substituída pelo amendoim que era mais fácil de encontrar nesses lugares, mas ainda manteve o nome e o formato tradicional. Essa versão do doce cajuzinho é feita com uma mistura de leite condensado, amendoim, açúcar e chocolate em pó que não precisa ir ao fogo! Por fim, ele é moldado imitando a fruta original e finalizado com mais açúcar e amendoim. Mais simples que isso não há! A receita de cajuzinho de festa é perfeita para aniversários, festas ou até mesmo como uma sobremesa para saborear a qualquer momento. Siga os passos dessa iguaria e surpreenda a todos com esses deliciosos cajuzinhos feitos de forma rápida e fácil.
Ingredientes (40 porções)
150 g de amendoim (sem sal e sem pele) torrado e moído 1/2 xícara de açúcar 1/2 lata de leite condensado 2 colheres de chocolate em pó (achocolatado comum se preferir mais doce) ou chocolate em pó solúvel
Para finalizar
1 colher de manteiga para untar as mãos 1 xícara de açúcar cristal ou demerara (prefiro demerara) para passar os doces 50 g de grãos de amendoim para enfeitar
Utensílios
Forminha de papel
Panela
Espátula de silicone
Ao clicar em comprar você será redirecionado para o site da Amazon.com.br
Modo de preparo
- 1
Existem no mercado algumas marcas de amendoim torrado e moído. Se você as preferir, como eu, preste atenção para não comprar amendoim salgado.
- 2
Caso prefira torrar em casa, a receita vai demorar um pouco mais (1 hora e meia). Você precisará descascar o amendoim e tirar a pele. Dispor os grãos em uma forma grande (retangular) de alumínio e torrá-los por cerca de 30 minutos no fogo alto.
- 3
Depois leve ao liquidificador, sem líquidos e triture-os.
- 4
Em uma tigela misture todos os ingredientes até a massa ficar homogênea e atingir o ponto de enrolar.
- 5
Unte as mãos com manteiga e modele os docinhos para ficarem no formato de pequenos cajús.
- 6
Passe os docinhos no açúcar (cristal ou demerara) e coloque um grão para se assemelhar à castanha do caju.
- 7
Coloque em forminhas.
Informações adicionais
Dicas para torrar amendoim para ter um cajuzinho perfeito
Se você comprou o amendoim cru para torrar em casa antes de preparar o cajuzinho, tem como fazer amendoim torrado na airfryer se você não tiver forno. Essa dica também vale se quiser mais rapidez no modo de preparo.
Para isso, é só colocá-lo com casca na airfryer pré aquecida e deixar a 200°C por 10 minutos. Em seguida, espere o amendoim ficar morno, embrulhe-o em um pano e esfregue por alguns segundos para que a casca se solte.
Com isso, é só aguardar o amendoim esfriar completamente para seguir com a receita de cajuzinho. Caso ele não esteja frio antes de moer, a leguminosa pode virar uma pasta que vai desandar o seu doce.
Saiba como deixar o doce cajuzinho mais consistente
Aprender como fazer cajuzinho é bem fácil, mas existe um truque para deixá-lo na consistência ideal para enrolar.
Se sentir que a massa ainda está mole, é só adicionar mais amendoim na mistura. Ele vai absorver o leite condensado e deixar a massa mais firme. Outra dica é enrolar o cajuzinho de amendoim normalmente e deixar na geladeira em um pote fechado por 1 ou 2 horas.
Vai fazer uma festa em casa? Veja mais receitas de docinhos para compor a mesa
O doce cajuzinho é um quitute muito utilizado em comemorações, assim como o brigadeiro e o beijinho. Não importa se é criança ou adulto, ninguém resiste a esses deliciosos docinhos que são obrigatórios em qualquer festa.
Se quiser arrasar nas guloseimas do seu evento, não deixe de aprender receitas como o docinho de leite Ninho, o brigadeiro de morango, o brigadeiro de churros, o brigadeiro de pistache, o dois amores, o olho de sogra, o bicho de pé e o camafeu de nozes.
Se você adora doces crocantes, veja também:
Bolo crocante de amendoim com doce de leite: receita simples com massa fofinha tem duas camadas generosas de recheio
Você já ouviu falar em strogonozes? A versão doce do tradicional prato que todo brasileiro ama é surpreendemente deliciosa, experimente!
O que acontece (de bom e de ruim) com o corpo se você comer amendoim todos os dias?