Se você adora pratos árabes, essa receita de babaganuche é um verdadeiro deleite! Cremoso, nutritivo e muito saboroso, ele transforma poucos ingredientes em uma experiência marcante. O babaganuche é uma pasta feita apenas com berinjela assada no forno, molho tahine, suco de limão, alho, azeite e sal que garantem uma textura aveludada e que conquista paladares logo no primeiro contato. E a finalização então nem se fala! Você pode colocar mais um pouco de azeite que já fica incrível. Se quiser incrementar ainda mais, adicione um pouco de salsinha picada, folhas de hortelã ou outras ervas que vão dar um toque especial. Quando experimentar essa versão deste clássico, você não vai querer saber de outra coisa! Aprenda como fazer babaganuche e tenha uma opção deliciosa para servir como entrada, acompanhamento ou até mesmo como recheio para outros pratos. Com certeza, você vai surpreender a todos com esse patê de berinjela árabe.
Ingredientes (15 porções)
Utensílios
-
Liquidificador
-
Expremedor de Limão
-
Faca
-
Fogão
-
Formo de bolo
-
Tábua de corte
Ao clicar em comprar você será redirecionado para o site da Amazon.com.br
Modo de preparo
- 1
Leve a berijela ao forno médio para assar até que apertando com os dedos ela esteja macia.
- 2
Deixe esfriar um pouco, tire a ponta de cima e abra ao meio no sentido do comprimento.
- 3
Raspe toda polpa e coloque no liquidificador, junte um pouco do limão, o sal, o alho socado e um pouco de azeite.
- 4
Bata um pouco.
- 5
A parte dissolva o molho de tahine com um pouco de água quente, junte com a berinjela e bata mais um pouco.
- 6
Passe para um recipiente, prove o sal e o limão.
- 7
Regue com um pouco de azeite e enfeite com salsinha picada ou folhas de hortelã.
Informações adicionais
Como escolher berinjela para fazer o babaganuche
Como o babaganuche é um patê à base de berinjela, ter um vegetal de qualidade se torna imprescindível para que ele fique incrível. Por isso, se você não sabe como escolher berinjela, nós estamos aqui para te ajudar.
A casca da berinjela precisa estar lisa, brilhante e com a cor uniforme. Além disso, ela não pode ter pequenos furos, pois isso significa que ela pode ter bichos dentro. Para ter bastante polpa para a receita de babaganuche, escolha uma pequena e pesada.
Conservar a berinjela na geladeira depois de comprá-la também é um passo muito importante para que ela fique perfeita na hora de preparar o patê de berinjela árabe. Não tire o cabo e sempre deixe dentro do saco plástico na parte mais baixa da geladeira. Assim, ela dura até 2 semanas.
Dicas de como fazer babaganuche ficar ainda mais saborosa
Se quiser dar um sabor defumado igual à receita de babaganuche original, é só colocar a berinjela direto no fogão. Você deve ligar uma das bocas e deixar a casca queimar no fogo. Não esqueça de virá-la para que ela queime por igual.
Esse modo de como fazer babaganuche leva o molho tahine, popular em pratos do Oriente Médio, para dar um toque especial. Caso não a encontre em lojas de produtos naturais ou em mercados, dá para fazer um tahine caseiro com gergelim e óleo.
Descubra mais receitas árabes tão deliciosas quanto a receita de babaganuche
A culinária árabe possui pratos diferentes da cultura brasileira, mas que conquistam muitos paladares com o seu sabor. Até quem acha que não é familiarizado com eles já deve ter comido algum quitute mais comum como o quibe ou o esfiha de carne sem saber.
Se quiser conhecer e saborear a riqueza desse mundo gastronômico, veja receitas como o homus tahine, a kafta, o falafel, o pão sírio, o mjandra, o cuscuz marroquino, a salada fatuche, o tabule, o charuto de repolho, o durum kebab e a muhammara.
Para aprender mais receitas com berinjela, veja também:
Berinjela empanada e recheada de comer rezando: ideia de prato maravilhoso (e low carb sem fritura) pro seu fim de semana
Lasanha de berinjela irresistível: uma explosão de sabores e com poucas calorias, fácil de fazer
Berinjela na airfryer: 3 maneiras rápidas de fazer o legume na fritadeira e economizar gás