
Veja como é simples fazer essa berinjela empanada que leva poucos ingredientes (e é low carb!) - (Crédito: Instagram @saporediarianna)
A berinjela é um vegetal nutritivo e de fácil cultivo, muito versátil para a preparação de receitas deliciosas e baratas. Originária da Índia, ela pertence à mesma família do tomate e do pimentão, sendo destaque não apenas por seu sabor e textura únicos, mas também por seus benefícios nutricionais.
Uma forma deliciosa de preparar berinjela é fazê-la empanada e recheada, sendo uma ótima opção low carb para adicionar à sua rotina alimentar. Vamos ver como fazer?
Como fazer berinjela empanada (low carb)?
A berinjela é um alimento com poucas calorias, mas rico em nutrientes essenciais. Em 100 g do vegetal você terá apenas 25 calorias (!) e 6 g de carboidratos. Essa baixa densidade calórica se dá porque, apesar de ser volumoso, o vegetal tem muita água.
Entre as diversas formas de preparo, fazer a berinjela empanada e recheada é uma ótima pedida - e realmente muito fácil! Pegamos as dicas da @saporediarianna de como preparar essa iguaria deliciosa. Confira!
Ingredientes
- 1 berinjela grande
- 1 ovo
- 50 g de queijo parmesão ralado
- 150 g de muçarela
- 150 g de presunto
- Azeite extravirgem
Modo de preparo
- Corte as berinjelas em rodelas finas
- Leve para grelhar no azeite dos dois lados
- Empane no ovo batido e no queijo parmesão ralado
- Recheie com presunto e muçarela e prenda com um palito de dente
- Em um tabuleiro forrado com papel manteiga, leve ao forno preaquecido em 180° por 20 min
- Prontinho!
Assista ao passo a passo!
Benefícios da berinjela
A berinjela possui uma casca brilhante e de cor roxa, muito nutritiva, embora existam variedades com casca branca, verde e listrada. Seu interior é macio e esponjoso, com sementes pequenas, sendo uma planta que cresce melhor em climas quentes.
Este vegetal é uma boa fonte de vitaminas do complexo B, como B1 (tiamina), B3 (niacina) e B6 (piridoxina), além de vitamina K e vitamina C. Contém, também, minerais importantes, como potássio, magnésio, fósforo, cobre e manganês.
Ela ainda é rica em fibras, principalmente na casca, que são essenciais para a saúde digestiva. Falando na casca, ela ainda contém antocianinas, um tipo de antioxidante que ajuda a combater os radicais livres no corpo.
Por isso, a berinjela é recheada de benefícios, como:
- É boa para a saúde cardiovascular: contém compostos que ajudam a reduzir os níveis de colesterol LDL (ruim) e a melhorar a saúde das artérias
- Favorece o controle de peso: devido ao seu baixo teor calórico e alto teor de fibras, a berinjela é um alimento ideal para quem deseja perder peso ou manter um peso saudável
- Ajuda na regulação do açúcar no sangue: as fibras da berinjela ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue, o que é benéfico para pessoas com diabetes, por exemplo
- É boa para a saúde digestiva: as fibras também promovem a saúde do trato gastrointestinal, prevenindo constipação e melhorando a digestão, além de serem alimentos para as bactérias boas que vivem na nossa microbiota intestinal
- Tem propriedades antioxidantes: os antioxidantes presentes na berinjela ajudam a proteger as células contra danos causados pelos radicais livres, o que pode reduzir o risco de doenças crônicas e envelhecimento precoce
Como vimos, a berinjela é um vegetal nutritivo e versátil e seu consumo regular pode contribuir para uma dieta equilibrada e saudável, proporcionando uma série de vantagens nutricionais e medicinais. Experimente essa receita que indicamos (e outras também) e descubra como a berinjela pode enriquecer suas refeições!
Leia mais!
O gosto amargo da berinjela te incomoda? Descubra como eliminá-lo das preparações
Receitas com pimentão: 15 opções incríveis do TudoGostoso