• Entrar
  • Cadastrar
Você pensa nisso todo Natal: quantas calorias tem uma colher de salpicão de frango?

O salpicão é um dos pratos mais queridos em muitas ceias de Natal: nutricionista conta quantas calorias ele tem em média e como deixá-lo mais saudável.

O salpicão tem quantas calorias por colher? Descubra e se delicie com essa iguaria natalina! (Foto: Shutterstock)

Indispensável em muitas ceias de Natal - e também depois delas: é assim que podemos definir o salpicão nessa época do ano. Simples e rápido de ser feito, esse prato conquistou vários paladares ao longo dos anos e pode até ter pequenos ajustes, como a mudança da proteína principal. Diante de tudo isso, uma dúvida pode aparecer: quantas calorias tem uma colher de salpicão de frango?

Quem responde essa questão para o TudoGostoso é a nutricionista Leticia Guimarães (@leticiaguimaraes.nutri). “As calorias podem variar de acordo com os ingredientes utilizados na receita, mas em média cerca de 24.9 kcal a cada 15g”, aponta a especialista. Dessa forma, uma porção de 100g de salpicão de frango tem, em média, 166 calorias.

Nutricionista sugere trocas que vão deixar seu salpicão menos calórico e mais saudável

Para quem quer reduzir ainda mais as calorias desse prato típico natalino, a nutricionista sugere um bom substituto para a maionese, ingrediente responsável por dar a liga no prato.

"Popularmente, usa-se maionese na preparação do salpicão, mas uma boa opção para substituição da maionese é o iogurte natural, que proporciona uma excelente cremosidade e sabor, além de deixar a receita com melhor aporte protéico e nutricional”, opina.

O iogurte natural é uma fonte rica de probióticos, promovendo a saúde intestinal. Rico em cálcio, fortalece ossos e dentes. Suas proteínas favorecem a saciedade e a manutenção muscular. Contém vitaminas do complexo B, essenciais para o metabolismo. Pode melhorar a digestão, fortalecer o sistema imunológico e contribuir para a saúde cardiovascular.

Hortaliça crocante surge como opção à batata palha

Por ser frita e industrializada, a batata palha é outro ingrediente menos saudável no salpicão e, segundo a nutri, o repolho pode ser um ótimo acompanhamento e substituto.

“Ele, quando cortado bem fininho, traz a crocância para a receita. Mas caso não queira fugir da receita tradicional, podemos deixar esse prato mais saudável substituindo a batata palha industrializada pela caseira, feita com batata inglesa ralada e assada na airfryer ou no forno”, afirma. Gostou dessas dicas da nutricionista? Teste-as já nos próximos dias e tenha um Natal saboroso e supersaudável!

Veja mais:

- Lavar ou não lavar o frango antes de cozinhar? Dr. Bactéria revela o correto!

- Nugget de frango caseiro não leva trigo e é feito em minutos na airfryer.

Temas relacionados