Tem poucas receitas de Natal tão indispensáveis na mesa do dia 24 quanto o salpicão tradicional feito pela mãe. Esse acompanhamento é mais comum na ceia de Natal completa do que a piadinha infame com o pavê da sobremesa. A receita de salpicão de Natal mais clássica é aquela com frango, mas você pode tranquilamente substituir por bacalhau.
A lista de ingredientes para salpicão completa é uma daquelas receitas com passas para o Natal, o que nem todo mundo é fã. Você até pode deixar de fora se não for popular na sua família, mas vai perder o sabor que deixa esse acompanhamento incrível! Confira no TudoGostoso como fazer o salpicão de Natal que é sucesso aqui em casa e vai ser imbatível na sua ceia deste ano.
Como fazer a receita de salpicão de Natal especial?
Esta receita de salpicão de Natal é muito fácil de fazer e você não precisa refogar os ingredientes antes de misturar tudo.
Ingredientes
- 2 kg de filé de peito cozido e desfiado
- 700 g de presunto picado
- 100 g de passas
- 100 g de azeitona picada
- 3 tomates cozidos, sem pele e picados
- 200 g de milho verde
- 200 g de ervilha
- 1 colher (sopa) de queijo parmesão
- suco de 1 limão
- 2 pimentões verdes picados em pedaços bem pequenos
- 250g de maionese
- 2 maçãs picadas sem casca
- 1 cebola pequena picada
- 1 colher (chá) de açúcar para tirar a acidez da cebola
Modo de preparo
- Cozinhe o frango para desfiar na panela de pressão ou comum. Reserve.
- Coloque a cebola em uma tigela com água gelada e açúcar por cerca de 5 minutos para tirar a acidez da cebola e deixá-la mais crocante mesmo crua.
- Junte todos os ingredientes do salpicão de Natal em uma tigela grande e misture para se integrarem bem.
- Deixe na geladeira por pelo menos 60 minutos antes de servir.
- Na hora de servir, coloque batata-palha a gosto por cima e misturado um pouco.
O que fazer com as sobras de salpicão?
O salpicão é uma receita que é melhor fresca. Como fazer salpicão é bem rápido, o indicado é fazer pouco antes da hora da refeição. Se quiser preparar com uma antecedência maior, o indicado é deixar na geladeira assim que estiver pronto e só tirar de lá quando for comer. Como o salpicão tem alimentos perecíveis que estragam mais rapidamente, como a maionese e o próprio frango, ele estraga rápido em temperatura ambiente. O ideal é deixar no máximo 2 horas fora da geladeira antes de guardar as sobras.
Caso sobre muito, você pode congelar parte ou todo o salpicão. Descongele sempre deixando na geladeira, e nunca na bancada da cozinha. Você pode servir o salpicão de Natal novamente no almoço de Natal do dia 25 e até pelos dias seguintes se estiver bem conservado. Dica: use as sobras do salpicão para fazer receitas diferentes como o salgadinho de salpicão, o salpicão no palito ou o sanduíche de salpicão.
Veja mais:
Veja qual ingrediente vai deixar seu salpicão de Natal diferente e cheio de sabor
5 dicas para fazer um salpicão simples maravilhoso no Natal
Sem tempo para cozinhar? Aprenda como temperar frango em até 20 minutos