O café da manhã é uma refeição extremamente importante. O que comemos ao acordar repõem os níveis de glicose no sangue e fornecem a energia necessária para o cérebro e os músculos funcionarem bem logo ao longo do dia. Por isso, é tão importante tomar café da manhã. Porém, nem todos os alimentos são indicados para esse horário. Inclusive, alguns podem até contribuir para o aumento do peso.
É o que afirma a nutricionista espanhola Boticária García. Em seu último livro, Tu cerebro tiene hambre (Seu cérebro tem fome, em português), ela fala sobre como alguns alimentos podem fazer você ganhar peso dependendo do horário em que são consumidos. Um dos maiores perigos para a saúde é comer doces de manhã, principalmente com o estômago vazio.
Veja a seguir porque não tomar um café da manhã doce pode ser prejudicial à saúde e quais alimentos são indicados para a primeira refeição do dia.
Alimentos doces no café da manhã aumenta os níveis de açúcar no sangue e causa ganho de peso
Comer doces no café da manhã causa picos rápidos nos níveis de glicose no sangue, seguidos por uma queda brusca. Quando isso acontece, nosso organismo fica com mais fome, o que pode levar a escolhas alimentares menos saudáveis e até comportamentos compulsivos. Além disso, alimentos doces contêm calorias vazias, ou seja, calorias sem nutrientes. Isso também contribui para ganho de peso e deficiências nutricionais.
Em seu livro, a nutricionista Boticária García cita um estudo que mostra que pessoas que comem doces no café da manhã consomem, por dia, 300 kcal a mais do que aqueles que têm um desjejum livre de açúcar. A soma dessas 300 kcal pode levar ao ganho de 9 quilos a mais no ano.
Os doces de manhã também alteram mecanismos do cérebro relacionados à sensação de saciedade. Existe um hormônio chamado leptina que funciona como um regulador de apetite. Quando seu estômago está cheio, esse hormônio comunica ao seu cérebro que você não precisa mais comer e, consequentemente, a fome acaba.
O problema é que o consumo excessivo de açúcar prejudica o mecanismo regulação do apetite. Assim, a leptina não consegue enviar os sinais de saciedade ao cérebro, levando a um consumo excessivo de calorias e a um aumento no risco de ganho de peso.
O que consumir no café da manhã?
Se os doces devem ser evitados no café da manhã, as frutas estão totalmente liberadas. Elas são ricas em vitaminas, minerais e fibras, nutrientes que prolongam a sensação de saciedade e fornecem energia sustentada. Você também pode apostar em sementes, aveia, iogurte natural, vitaminas, smoothie, sucos e ovos.
Se você não resiste a um pãozinho, dê preferência a versões integrais. Esses alimentos contêm fibras e uma quantidade moderada de carboidratos. O café também é uma boa opção, mas é bom consumir com moderação. A cafeína aumenta o nível de alerta e a energia, o que pode ser útil logo ao acordar. Mas lembre-se que café não alimenta, ou seja, ele deve ser consumido acompanhado de algum alimento.
Veja também:
Como emagrecer comendo de tudo? Nutricionista responde pergunta de milhões (com sugestão de cardápio para todas as refeições!)
Café da manhã depois das 9h aumenta o risco de diabetes: confira novo estudo divulgado