• Entrar
  • Cadastrar
Tiramisù: como fazer um creme firme que não desmorona ao cortar?

Você adora tiramisù, mas muitas vezes fica desapontado com o creme muito líquido que desmorona ao cortar? Conheça nossas dicas para fazer um creme firme e impecável!

Tiramisù: como fazer um creme firme que não desmorona ao cortar?

Com essas dicas o seu creme mascarpone fica leve sem desmanchar por completo ao cortar (Créditos: Shutterstock)

O tiramisù pode ter várias versões e sabores. O clássico de chocolate e café, o tiramisù de limão, o de morango… São todos ótimos, mas um tiramisu que desmorona ao ser cortado com certeza será uma decepção! No entanto, esta sobremesa italiana é conhecida pela sua textura cremosa e suave que derrete na boca. Então, como chegar no meio termo, evitar erros comuns e obter um creme firme?

Seja você um chef iniciante ou um entusiasta da cozinha, é fundamental conhecer as dicas que garantem um tiramisu digno das melhores confeitarias de doces italianos. Confira as dicas de como fazer um tiramisù perfeito com creme na textura certa.

Dicas básicas para um creme firme

O segredo para fazer o creme do tiramisù ficar perfeito é começar pelo básico e ter paciência em cada etapa. Para obter um creme de tiramisu firme, comece por trabalhar as claras num recipiente bem frio, deixado na geladeira por alguns minutos antes de começar, o que ajudará a bater claras bem firmes. Adicione uma pitada de sal antes de bater as claras e incorpore-as delicadamente na mistura principal com uma espátula para preservar a leveza.

Se as claras precisam estar geladas, o mascarpone deve estar em temperatura ambiente para ficar macio e incorporar mais facilmente, evitando uma textura grumosa. Na hora de montar, cuidado para não molhar muito os biscoitos no café, para que o creme mantenha a firmeza. Umedeça rapidamente e somente na hora de montar para melhor resultado. Por fim, não corte o tempo de geladeira. Um tiramisu preparado com 24 horas de antecedência aguenta melhor no corte, depois de um bom descanso na geladeira para firmar bem.

Cuidado com essas armadilhas para uma textura perfeita

Se o seu creme estiver muito líquido, o problema pode estar na mistura de ovos e açúcar que não foi batida o suficiente. É fundamental que esta mistura fique branca e espumosa antes de adicionar o mascarpone. Use um batedor manual em vez de uma batedeira para incorporar o mascarpone, pois uma batedeira rápida pode liquefazer a mistura e perder a textura aerada que ganhou.

Ao molhar os biscoitos, certifique-se de que o café esteja resfriado para não atrapalhar a fixação do creme, que pode desmanchar com o contraste de temperatura. Siga essas dicas e seu tiramisu nunca mais vai se desfazer na hora de cortar!

Veja mais:
Sobremesa de rico fácil e rápida: esse tiramisù de pistache fica pronto em 15 minutos e fica divino
Morria sem saber como inventaram o tiramisù, a tradicional sobremesa de café: "Pra dar um gás nos homens que passavam por problemas conjugais"
Receita de tiramisù simples: como fazer a sobremesa italiana que é a versão chique do pavê

Temas relacionados