
Conheça a história por trás da origem do tiramisù. (créditos: Shutterstock)
O tiramisù é a sobremesa italiana mais famosa do mundo. O doce surgiu em Treviso, na região de Veneto, na Itália, e é composto por 5 ingredientes principais: café, biscoito champanhe, gemas de ovo, açúcar e queijo mascarpone. Mas se você pensa que a receita foi inventada por algum confeiteiro renomado, saiba que não foi bem assim. Segundo alguns historiadores, o tiramisù surgiu em um bordel e era servido para dar uma animada nos clientes que frequentavam o local.
Vem entender mais sobre a história por trás da origem do tiramisù e aprenda a fazer essa delícia italiana na sua casa.
Uma breve história sobre o tiramisù
As origens do Tiramisù remontam ao início dos anos de 1800 e, de acordo com os moradores de Treviso, o doce teria sido inventado pela dona de uma casa noturna na cidade. Diz a lenda que essa mulher teria criado o doce para oferecer aos seus clientes ao final da noite. A ideia era que, ao comer a sobremesa, os homens ficassem mais animados ao chegarem em casa e resolvessem seus problemas conjugais.
Se você acha que essa história não faz sentido, é só dar uma olhada nos próprios ingredientes do doce. Ovos, biscoitos, mascarpone e café são alimentos com alto teor de açúcar e hipercalórico e deixam as pessoas cheias de energia e revigoradas após o consumo. Inclusive, na época, a sobremesa se chamava “tiramesù”, uma expressão que vem do trevigiano - um dialeto veneziano - e significa “me levante”.
Com o tempo, a sobremesa começou a ficar popular na região de Treviso, até que uma pousada resolveu incluir o doce no seu cardápio. No local, eles passaram a acrescentar uma finalização com cacau em pó e serviam o preparo em pedaços quadrados, bem parecido com a versão que conhecemos hoje em dia. Atualmente, a pousada corresponde ao restaurante Alle Beccherie, que funciona desde os anos 1960 tem o turamisù como um dos seus pratos mais populares.
Receita de tiramisù: como preparar o doce revigorante
A receita original de tiramusù é feita com cinco ingredientes básicos: gemas de ovos, queijo mascarpone, açúcar, biscoitos champanhe e café. Se você não tiver o mascarpone disponível, pode substituí-lo por cream cheese ou outro queijo cremoso, exceto ricota. Veja a seguir como preparar essa delícia em casa.
Ingredientes:
- 6 gemas peneiradas
- 500 g de queijo tipo mascarpone
- 1 xícara de café bem forte (sem açúcar)
- Cacau em pó (pode usar chocolate em pó)
- 1 pacote de biscoito tipo champagne (sem ser a versão com açúcar)
Modo de preparo:
- Prepare o café como de costume e deixe esfriar. Enquanto isso, bata as gemas com o açúcar e, depois, misture com o mascarpone até obter um creme homogêneo e liso.
- Mergulhe os biscoitos no café e monte uma fileira na base de uma travessa.
- Em seguida, acrescente uma camada do creme sobre os biscoitos. Faça mais uma camada com os biscoitos e espalhe o creme por cima. É como montar um pavê, não tem mistério. A diferença é que o tiramisù tem apenas 2 camadas de creme e biscoitos.
- Polvilhe cacau em pó por cima da última camada de creme.
- Leve para a geladeira por 4 horas até que a sobremesa firme.
Veja também:
Tiramisu de morango: aqui está a dica de uma nutricionista para reduzir o teor de açúcar e gordura
Bolo gelado de alpino fácil de fazer e muito cremoso é a sobremesa perfeita para refrescar o final de semana!