• Entrar
  • Cadastrar
Servindo história: conheça os restaurantes mais antigos do mundo que ainda funcionam (o mais velho é milenar!)

Uma pesquisa revelou os restaurantes mais antigos de cada canto do mundo que servem bons pratos até hoje

O restaurante mais antigo do mundo é europeu e tem indícios de que funciona há mais de mil anos (Créditos: Shutterstock e Instagram @stpeter_stiftskulinarium)

Restaurantes podem ser mais do que um lugar para comer, eles podem fazer parte da cultura e da história de um bairro, de uma cidade ou até de um país. Alguns dos restaurantes clássicos do Rio de Janeiro, por exemplo, passaram de geração em geração e viram até bares tombados como patrimônio cultural.

Em todo o mundo existem esses restaurantes que sobrevivem guerras e viram parte da história. Para conhecer alguns deles um pouco mais, uma pesquisa do NetCredit reuniu os restaurantes mais antigos de cada país do mundo que ainda estão abertos. Descubra no TudoGostoso quais são os restaurantes mais velhos de cada continente ou canto do mundo e quando foram fundados.

O restaurante mais antigo da Europa

O restaurante mais antigo em funcionamento na Europa é também o que, ao que tudo indica, é o mais velho de todo o mundo. Na região que hoje é demarcada pela Áustria, na cidade de Salzburgo, fica o St. Peter Stifts Kulinarium, que estima-se que funciona há mais de um século! O restaurante começou como um refeitório de uma pousada dentro da Abadia de São Pedro até que aumentou a escala para virar um restaurante de comida tradicional austríaca, como o tafelspitz, uma carne cozida com maçã e rábano.

Não existe uma data de abertura certa, mas o St. Peter Stifts Kulinarium é mencionado em escritos antigos, como o poema do Alcuíno de Iorque nos anos 800. Ou seja, são pelo menos 1200 servindo comida. Dizem até que Mozart e Cristóvão Colombo já comeram lá. A maioria dos restaurantes mais antigos do mundo são da Europa, conhecida como “velho continente” por um motivo.

Pela pesquisa, o segundo lugar vai para o Wurtskuchl da Alemanha, inaugurado em 1146, e o The Old House do País de Gales de 1147. Apesar disso, o local que tem o título de “restaurantes mais velho do mundo” no Guinness Book pelo funcionamento contínuo comprovado é Casa Botín, na Espanha, de 1725.

O restaurante mais antigo da Ásia e Oceania

O continente asiático é outro que tem registros bem antigos da história, inclusive dos seus restaurantes. Na pesquisa que une Ásia e Oceania, o país do restaurante mais antigo é a China, o que não deve ser surpresa para ninguém. A “Casa do Frango no Balde de Ma Yu Ching”, em uma tradução livre, foi aberta em Nanquim em 1153. O nome original não era esse, era apenas uma venda de frango frito no balde do Ma Yu Ching.

O negócio foi transformado séculos depois quando o descendente de Ma Yu Ching dos anos 1800 recuperou a receita do molho de família e renomeou o restaurante como homenagem ao original. O restaurante chinês é também considerado um dos 4 restaurantes mais antigos do mundo. Outro que chegou perto e também está no top 10 de antiguidades é o Honke Owariya, do Japão, que funciona desde 1465 com soba como carro-chefe do cardápio.

O restaurante mais antigo do Oriente Médio

A região de países que engloba o Oriente Médio e a Ásia Central vai da Turquia até o Afeganistão. Por causa das muitas mudanças na região, existem poucos registros de restaurantes antigos e os que dizem ser os mais velhos são “apenas” do século passado. O mais antigo que se tem informação é o turco Aşçı Bacaksız. Desde 1840, o restaurante fica na cidade de Afyonkarahisar e é comandado pela mesma família, que sempre recebe bem os clientes com comidas como o famoso kebab de cordeiro.

O restaurante mais antigo da África

A África é outro continente transformado e separado tantas vezes, e recentemente ainda, que é difícil encontrar registros de restaurantes antigos que ainda estejam de pé. O mais velho, então, é o El Mrabet da Tunísia, aberto desde 1630 na área da Mesquita Al-Zaytuna. A carne de cordeiro é a mais procurada no restaurante tunisiano.

O restaurante mais antigo da América do Norte

Para essa pesquisa, o continente americano foi dividido entre Norte e Sul. Curiosamente, na América do Norte, o restaurante mais antigo foi fundado por um pirata. Em 1673, William Mayes montou a White Horse Tavern, uma taverna em Rhode Island, nos Estados Unidos, que virou ponto de encontro da assembleia e da corte da então colônia inglesa. Bem curioso considerando a ocupação do seu dono.

O filho de William Mayes seguiu a carreira do pai – nos dois lados – e manteve a taverna na família por alguns séculos até ser vendido, mas mantido como restaurante. O estabelecimento com estrutura de celeiro chegou a virar uma pensão antes de voltar a ser uma taverna e restaurante. Além dos drinks, a especialidade da casa é bife wellington.

O restaurante mais antigo da América do Sul

Na América Latina, o Brasil não ganhou o troféu, mas ficou bem no ranking. O restaurante mais velho é colombiano foi aberto em 1816 e fica na cidade de Bogotá. O nome? La Puerta Falsa, ou “a porta falsa”. O restaurante tem apenas 20 lugares e uma decoração bem similar ao original. É o lugar perfeito para comer comidas de rua, como os tamales.

No Brasil, o restaurante mais antigo que se tem conhecimento é o Restaurante Leite, em Recife. Ele foi inaugurado em 1882 e segue a culinária de Portugal. Por causa disso, as receitas de bacalhau à Amadeus Dias são as mais buscadas (e amadas!). Uma curiosidade ainda no continente é que o restaurante mais antigo do Uruguai, de 1877, se chama “Café Brasileiro”.

Veja mais:
Esses são os 10 melhores restaurantes para comer no Rio de Janeiro, segundo guia gastronômico
Dica de viagem: descubra restaurantes brasileiros entre os melhores do mundo e veja onde ir para um jantar romântico ou uma refeição em família
Melhor restaurante da América Latina une comida peruana e japonesa: veja o que comer e quanto custa o cardápio

Temas relacionados