• Entrar
  • Cadastrar
Rolinho de frango recheado e gratinado é a opção certa para um almoço diferente, fácil e suculento com a proteína!

Essa receita é inspirada no filé de frango à Cordon Bleu por ser recheado, mas o recheio e, principalmente, a finalização são bem diferentes

Rolinho de frango recheado e gratinado é a opção certa para um almoço diferente, fácil e suculento com a proteína!

Esse frango recheado e coberto de queijo gratinado é uma opção diferente e ainda leve pro almoço (Créditos: Instagram/@nutr.ana)

As receitas com filé de frango estão no cardápio de almoço ou de jantar de muita gente quase que diariamente. Mas, na correria da rotina, é comum sempre ir pelo preparo já conhecido e básico. Não é ruim fazer desta forma, mas o frango é um ingrediente versátil demais para ficar na mesmice. Além de fazer filé de frango grelhado com limão ou filé de frango empanado, outra receita simples que vai entrar no seu cardápio é o rolinho de frango recheado e gratinado.

A receita da nutricionista Ana Cláudia Fernandes tem poucos ingredientes e é uma versão mais leve do clássico filé de frango à Cordon Bleu, com 150 kcal por bife. O recheio é bem simples e ele não precisa ser empanado, é só gratinar com bastante queijo. Com essas receitas e as dicas certas, seu frango vai ficar suculento com sabor por dentro e por fora! Aprenda no TudoGostoso como fazer o rolinho de frango recheado e gratinado.

Como fazer o rolinho de frango recheado e gratinado

Para facilitar no dia a dia, a receita foi pensada para uma porção para duas pessoas servirem no almoço com os devidos acompanhamentos, mas você pode aumentar a dose se a sua família for maior. Além disso, os temperos listados são os mais básicos para já deixar bom, mas você pode temperar o frango da forma que preferir.

Ingredientes

  • 4 filés de frango bem finos
  • 1/4 xícara de polpa de tomate
  • 100 g de queijo mussarela light, queijo minas ou o que preferir em fatias
  • orégano a gosto
  • sal a gosto
  • 100g de queijo ralado, pode ser a mussarela light, minas, parmesão, o que preferir

Modo de preparo

  1. Abra bem os filés de frango em cima de uma tábua. Se tiver o peito de frango inteiro, corte-o ao meio para ter dois filés na espessura adequada.
  2. Use um martelo de carne para bater nos bifes e deixá-los bem finos. Se não tiver pode usar um rolo de massa ou outro utensílio da cozinha que sirva para esse propósito.
  3. Cubra cada bife com uma colherada de polpa de tomate (extrato ou molho de tomate caseiro também servem).
  4. Coloque fatias finas do queijo pelo meio de cada filé.
  5. Bote um pouco de orégano, sal e os temperos que quiser.
  6. Começando em uma das extremidades mais finas, comece a enrolar para dentro até formar um rolinho. Use um palito de dente ou de churrasco para fechar a outra ponta e manter o formato (mas cuidado para deixar uma parte do palito para fora para tirar antes de comer),
  7. Coloque os rolinhos de frango recheados lado a lado em uma travessa ou assadeira. Se achar necessário, pode passar um pouco de azeite ou óleo para não ter risco de grudar.
  8. Bote mais polpa de tomate por cima e cubra com bastante queijo ralado. Pode até deixar cair na travessa pelos lados para cobrir tudo. Se quiser, finalize com mais um pouco dos temperos que gostar.
  9. Leve ao forno aquecido em 150ºC ou 160ºC por cerca de 30 minutos. O bife fica bem assado e suculento enquanto o queijo por cima fica bem dourado. Sirva ainda quente para aproveitar o queijo derretido e não esqueça de tirar os palitos antes de comer.


Veja mais:
Receitas com sobra de frango já assado: esses são os pratos deliciosos e superfáceis que o TudoGostoso separou para você!
Batata Cordon Bleu supercrocante: como nunca pensei em fazer assim antes? As crianças pedem todo dia (e o maridão também!)
Receita da minha mãe para deixar o peito de frango suculento, macio e saboroso

Temas relacionados