Seja grelhada, assada, cozida ou refogada, dentre tantos outros métodos de preparo, frango é uma das carnes mais consumidas do Brasil. Além de ser uma fonte de proteína animal, o frango, se consumido sem a pele, contém um baixo índice de gordura. Além disso, ele também é rico em vitaminas do complexo B, ferro, zinco, fósforo e selênio, que são importantíssimos para o funcionamento do corpo humano.
Apesar de todos os benefícios para a saúde, porém, é preciso saber preparar o alimento do jeito certo. Afinal, ninguém merece comer frango seco. Descubra 5 passos para o frango ficar bem suculento no TudoGostoso.
Como deixar o frango mais suculento?
A verdade é que a jornada para um frango delicioso começa antes mesmo do alimento ir para a frigideira. Existem cuidados básicos e detalhes que podem fazer toda a diferença no sabor, textura e suculência da carne que vai no seu prato.
Nunca esqueça de marinar o frango
Em meio a uma rotina acelerada, é normal esquecermos tarefas aqui e ali. Mas você nunca deve deixar de marinar o frango. Já falamos várias vezes e vamos continuar repetindo: 15 minutos no tempero certo pode fazer toda a diferença em uma refeição.
Use o sal na hora certa
Se você esqueceu de marinar o frango, ainda é possível potencializar a suculência do frango com sal. Mas você só deve usá-lo depois que tiver selado a carne. Assim, ele não vai absorver o suco do frango e você vai ficar com uma carne macia e devidamente temperada.
Não cozinhe com a carne gelada
Não importa com quanta pressa você esteja, não tente fazer frango frito ou grelhado com a carne gelada. Deixe o frango descongelar fora da geladeira por, pelo menos, 20 minutos antes de cozinhá-la. Caso contrário, o alimento pode ficar ressecado ou cru por dentro.
Pré-aqueça a frigideira
A frigideira ou a panela em que você for cozinhar precisa estar bem quente para receber o frango. Assim, ele vai ficar crocante por fora e macio por dentro. Polvilhe água na frigideira antes de começar a cozinhar – se ela chiar e evaporar, estará no ponto certo!
Evite cortar, espetar ou pressionar o frango
É normal ficar curioso para saber se o alimento já está pronto ou não quando você está cozinhando. Só que se você tem o hábito de cortar, espetar ou pressionar o frango enquanto está na panela, é melhor parar com isso. Você está perdendo o líquido da carne, o que só vai deixá-la mais ressecada. Só vire a carne com uma pinça.
Veja mais!
53 receitas com filé de frango para não enjoar da proteína e variar o cardápio
Filezinho de frango empanado na AIRFRYER: o jeito infalível de fazer essa receita