O frango é uma das proteínas mais consumidas pelos brasileiros em quase todas as refeições. Afinal, com ele é possível preparar um fricassê de frango para o almoço, um sanduíche natural de frango para o lanche e o tradicional frango grelhado para o jantar. Hoje, o TudoGostoso vai ensinar o melhor jeito de fazer frango na airfryer para ficar suculento e gostoso. Chega de comer frango seco! Ganhe tempo no dia a dia aprendendo a maneira certa de preparar a carne na fritadeira!
Como fazer frango na airfryer: aprenda os truques para a carne ficar sempre suculenta
Muita gente dá preferência para fazer o filé de frango do dia a dia na airfryer porque não suja a cozinha e nem é preciso ficar preso na boca do fogão para preparar.
Porém, uma reclamação bem comum é que a carne tende a ficar ressecada e até mesmo dura. Para que isso não aconteça, é necessário ficar atento a alguns passos durante o preparo.
Use azeite para fazer frango suculento na airfryer
A melhor dica para fazer um frango suculento na air fryer é espalhar um pouquinho de azeite em cada pedaço. A gente sabe que a proposta da airfryer é cozinhar sem nenhum óleo, mas nesse caso, o azeite garante que a parte externa do frango não resseque. Além disso, vale lembrar que o azeite possui muitos benefícios para a saúde se for consumido em quantidade moderada.
Preste atenção na espessura do frango
O corte e a espessura do frango também podem fazer toda a diferença na hora de ter uma carne suculenta e molhadinha. A gente já sabe que o filé de peito de frango é um corte mais seco e mais fino que tende a ressecar durante o cozimento. Sendo assim, o ideal é comprar o peito inteiro e cortá-lo em filés mais grossos.
Já pedaços com osso como a coxa e a sobrecoxa de frango possuem mais gorduras e correm menos risco de ficarem ressecadas quando assadas na airfryer. Atualmente, é possível encontrar filé de coxa e sobrecoxa no mercado, bem parecido com o filé de peito, só que com um pouco mais de percentual de gordura.
É preciso marinar o frango para ficar molhadinho?
Dependendo da parte do frango, você não precisa mariná-lo para que ele fique suculento, apenas temperar normalmente. O suco de limão, de laranja ou vinagre são ótimos para serem adicionados no tempero porque garantem mais sabor e suculência, mas não é preciso uma quantidade muito grande.
Porém, se você escolher um corte com menos gordura, a marinada pode ser uma ótima opção para garantir que o frango não ficará nem seco, nem sem sabor, depois de pronto.
Qual o melhor tempero para filé de frango?
Como explicamos, usar frutas cítricas ou vinagre é muito bom para temperar frango porque dão mais sabor e suculência a proteína. Contudo, os demais temperos devem ser aqueles de sua preferência. Alguns dos melhores temperos para filé de frango são:
- Pimenta-do-reino
- Páprica
- Açafrão
- Curry
- Lemon pepper
- Ervas finas
- Cominho
- Alecrim
Experimente usar combinações diferentes de temperos para descobrir qual a sua favorita. Se você tem o costume de comer bastante frango, prepare-os com temperos diferentes para variar no sabor e não enjoar.
Veja mais:
É impressionante o poder do sal no preparo e suculência do frango: faça isso 12 horas antes e veja a mágica acontecer
O que é salmoura? TudoGostoso explica para que serve essa técnica da culinária e como utilizá-la em casa