• Entrar
  • Cadastrar
Frango, músculo, acém e paleta: quais são os benefícios das carnes mais consumidas no Brasil
J
Por  Joanna

As proteínas de origem animal oferecem diversos benefícios para a saúde. Conheça os nutrientes presentes na carne de frango e bovina e as vantagens de incluí-las na sua alimentação. 

Frango, músculo, acém e paleta: quais são os benefícios das carnes mais consumidas no Brasil

Conheça os benefícios nutricionais das carnes mais consumidas no Brasil. (créditos: Shutterstock)

O frango é o tipo de carne mais consumida no Brasil. Já a carne bovina fica em segundo lugar, sendo os cortes dianteiros - acém, paleta, músculo - os mais predominantes na casa dos brasileiros. Além de serem alimentos deliciosos e que podem ser preparados de diversas maneiras, esses 3 tipos de carne também são importantes fontes de proteína animal, aquelas consideradas de alta qualidade porque contêm todos os aminoácidos essenciais para a manutenção e reparo dos tecidos do corpo, ossos, pele e músculos.

Veja a seguir os benefícios da carne de frango e bovina para a saúde e como incluí-las na sua alimentação.

Benefícios do frango: carne tem baixo teor de gordura e alta concentração de vitaminas

O frango é uma carne magra que contém baixo índice de gordura, especialmente se consumido sem a pele. Isso a torna uma opção mais saudável comparado a carne vermelha. O frango também é uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, como niacina (vitamina B3) e vitamina B6, que são importantes para o metabolismo energético e o sistema nervoso. Além disso, é um alimento rico em minerais como ferro, zinco, fósforo e selênio.

A carne de frango também oferece benefícios para a saúde cardiovascular. Isso porque o alimento contém substâncias capazes de controlar os níveis de colesterol, um dos principais fatores para doenças cardíacas como AVC e infartos.

Como consumir: a carne de frango pode ser preparada de várias maneiras, como grelhada, assada, cozida, refogada, entre outras, o que a torna uma escolha versátil na cozinha. No entanto, o modo de preparo e os acompanhamentos podem afetar o valor nutricional do alimento dentro da sua dieta. Por isso, dê preferência a cozimentos saudáveis com pouco ou nenhum uso de gordura.

Carne bovina: alimento é uma poderosa fonte de vitamina B12 e ferro

A carne bovina é uma das melhores fontes de proteína de alta qualidade. O alimento também é rico em vitaminas e minerais essenciais, incluindo ferro heme (uma forma de ferro mais facilmente absorvida pelo corpo), zinco, selênio, vitaminas do complexo B, incluindo a vitamina B12, um dos nutrientes mais importantes para a saúde do organismo. A carne vermelha ainda fornece uma boa quantidade de calorias e gorduras saudáveis, que são importantes para fornecer energia ao corpo.

Embora o consumo excessivo de carne vermelha tenha sido associado a alguns riscos à saúde cardiovascular, isso não significa que ela seja uma grande vilã. Quando ingerida com moderação, a proteína bovina pode oferecer muitos benefícios devido à presença de nutrientes como ferro e vitaminas do complexo B. Inclusive, a carne vermelha contém L-carnitina, um composto que reduz a pressão arterial e ajuda a melhorar a função cardíaca.

Como consumir: os cortes bovinos mais consumidos no Brasil são acém, paleta e músculo. Elas são popularmente conhecidas como carne de segunda linha (ou de dianteiro) e são mais baratas que os cortes nobres que ficam na região do traseiro, como contra filé, filé mignon e alcatra. Na hora de consumir, evite frituras e métodos que adicionam muita gordura no preparo. Prefira grelhar, assar ou refogar com pouco óleo, pois esses métodos preservam mais os nutrientes da carne.

Veja também:

Atenção às trocas na alimentação: vale substituir a carne vermelha por plant-based? Detalhe surpreendente vai mudar seus pensamentos

Temas relacionados