• Entrar
  • Cadastrar
Psyllium viraliza como "Ozempic natural", mas será que é verdade? Aqui está os benefícios e malefícios do alimento
Clarice MunizPor  Clarice Muniz  | Redatora

Sou jornalista e assessora de imprensa especializada em conteúdos de saúde e bem-estar. Adepta da comida de verdade, costumo preparar as minhas refeições diariamente, seguindo as recomendações de cuidados e saúde de especialistas. Sou fã de pimenta. Se você não curte comida picante, não se arrisque em tirar uma provinha da minha panela.

O psyllium é um importante aliado da saúde intestinal, mas pode ser que ele não seja uma boa opção para você


 

Psyllium viraliza como "Ozempic natural", mas será que é verdade? Aqui está os benefícios e malefícios do alimento

Entenda a fama do psyllium como o "Ozempic Natural" e se faz sentido (Foto: Shutterstock)

O psyllium vem sendo considerado como "Ozempic natural" por muito influenciadores nas redes sociais. Essa fibra alimentar ganha cada vez mais adeptos em busca de alternativas mais saudáveis de perda de peso.

E o sucesso do psyllium está bastante relacionado à sua fama como um inibidor de apetite, já que ele aumenta a saciedade, uma característica que se assemelha aos medicamentos que tem como princípio ativo a semaglutida.

Os especialistas costumam recomendar essa fibra para pessoas que sofrem com prisão de ventre, uma vez que atua como um laxante natural, ou também é utilizado como espessante alimentar, já que se torna um gel ao ser misturado com água.

Mas será que o psyllium realmente pode ser comparado a uma versão natural do Ozempic? Veja o que diz a ciência.

O que diz a ciência diz sobre o efeito do psyllium para a saúde

O psyllium é uma fibra encontrada na casca das sementes da planta plantago vata e, de acordo com a ciência, ela oferece muitos benefícios para a flora intestinal.

Essa fibra também pode ajudar no controle da glicemia, uma vez que atua diminuindo a velocidade de absorção dos carboidratos. Essa ação reduz a sobrecarga do pâncreas na produção de insulina.

É verdade que a ingestão de psyllium emagrece?

Se você deseja emagrecer, consumir o psyllium isoladamente não garante o déficit calórico necessário para redução do peso.

Os especialistas em saúde e dieta também não indicam como uma substituição para medicamentos feitos a partir da semaglutida. No entanto, embora tenha muitos benefícios, o consumo de fibras não é para todos.

Saiba quais são as contraindicações do psyllium

Para algumas pessoas, essa fibra alimentar não é recomendada, como é o caso de crianças menores que 6 anos; pessoas com hipersensibilidade à plantago ovata forssk; com problemas de trato gastrointestinal e pessoas com dificuldade de controlar diabetes.

Você sabe para que serve o Ozempic?

O Ozempic, medicamento aprovado para o tratamento do diabetes tipo 2, se popularizou após diversos relatos de usuários associando seu uso à perda de peso.

Seu princípio ativo, a semaglutida, é uma forma sintética do hormônio GLP-1, que promove a saciedade e auxilia no emagrecimento.

Esse medicamente atua no corpo imitando um hormônio relacionado ao apetite, estimulando a produção de insulina e reduzindo os níveis de glicose no sangue.

Desta forma, a pessoa sente menos fome, come menos e emagrece. Porém, conforme indica a bula do medicamento, ele não é indicado para o tratamento da obesidade.

Veja mais!

A casca dessa fruta roxa age de forma semelhante ao Ozempic: 5 gramas por dia podem melhorar níveis de inflamação e de glicose no sangue, aponta novo promissor estudo

Resolva já o problema de fibras na alimentação! Esses truques vão te ajudar a incluir os alimentos certos no cardápio

Temas relacionados