
Babosa tem benefícios que vão da estética à saúde. (Crédito: Shutterstock)
Usada na perfumaria para hidratantes, xampus e cremes, ou em receitas caseiras para o cabelo, a aloe vera, também conhecida como babosa, é uma planta suculenta rica em diversos benefícios cosméticos. Na pele, pode auxiliar na remoção da maquiagem e na prevenção de rugas.
Você nem vai precisar fazer harmonização facial ou aplicar botox para ficar com o rosto esticadinho. E Cleópatra já sabia disso! Alguns historiadores apontam que a planta prima do cacto era o grande segredo da rainha do Egito antigo.
Benefícios da babosa
Quando ingerida, os benefícios apresentados pela babosa vão muito além de uma aparência saudável. Planta medicinal de origem africana, a babosa favorece a cicatrização de feridas e de queimaduras. Ela ainda é poderosa no alívio da prisão de ventre. Em resumo, é uma planta pau pra toda obra! Na saúde ou na doença.
Babosa é boa para o estômago e intestino?
Por causa da sua consistência viscosa e da grande quantidade de água em sua composição, a babosa é uma grande auxiliar do sistema digestivo, em casos de úlceras, gastrites e síndrome do intestino irritável. Nesse caso, os produtos mais indicados são o suco, a seiva ou o gel de aloe vera, itens vendidos em lojas de produtos naturais e farmácias.
O suco de babosa é uma poderosa ferramenta para quem sofre com a prisão de ventre, uma vez que a bebida é bem hidratante. Desse modo, a babosa turbina a quantidade de líquido no intestino e facilita o trânsito das fezes para serem eliminadas pelo corpo, dando um grande alívio para o desconforto abdominal e na redução do inchaço.
Babosa é boa para o fígado?
No sistema imunológico, a babosa tem a capacidade de dar uma turbinada nas células de defesa. Os nutrientes da aloe vera também contribuem para a desintoxicação do fígado, livrando o órgão de toxinas e evitando o aparecimento de várias doenças.
Como usar a babosa em queimaduras?
A parte utilizada para queimaduras é o gel de dentro das duas folhas, composto usado desde a antiguidade em queimaduras de primeiro e segundo graus. Mas tome cuidado antes de aplicar o conteúdo, tá?
Faça um teste em uma região menos sensível, como o dorso da mão, e aguarde duas horas antes de aplicar o gel sobre o ferimento. De todo modo, produtos especializados e que têm a babosa em sua composição podem ser uma alternativa mais segura de aproveitar os benefícios da babosa de forma mais segura.
Quanto ingerir de babosa?
A dose diária recomendada do extrato ou do gel varia entre 30 ml a 300 ml por dia. A seiva, inclusive, rende um ótimo chá de babosa. Mas a quantidade ideal que cada pessoa deve consumir deve ser checada com um profissional de saúde, como um nutricionista.
Veja mais:
Cactos: uma solução para a fome no mundo?
Você sabe o que são PANCs? Entenda tudo sobre as plantas alimentícias não convencionais e como consumir