Ícone do jornalismo no Brasil, Gloria Maria era reconhecida pela competência no trabalho, mas também sempre foi destaque quando o assunto era longevidade. Impossível não se impressionar com a maneira como a jornalista amadureceu bem e cheia de vitalidade em 50 anos de carreira. Apesar de não divulgar a idade publicamente, nunca escondeu que tinha uma rotina de cuidados e exercícios que a ajudaram a manter em forma. Um dos segredos revelados por Glória seria um chá de ninho de passarinho de origem asiática com componentes que agem contra o envelhecimento.
Gloria Maria revelou em entrevista que tomava chá de ninho de passarinho para prevenir envelhecimento. Descubra mais sobre o ingrediente!
“Eu como 'ninho de passarinho'. Tem na China, na Tailândia e no Vietnã. Dizem que é por isso que chinês não tem rugas. É um ninhozinho que eles vendem, fazem chá ou sopa, e tem um sabor gostoso. Eu tomo a vida inteira. É afrodisíaco, que retarda o envelhecimento, não deixa ter ruga e dá energia", contou em 2017, durante entrevista ao programa Altas Horas com Serginho Groisman, na TV Globo.
O mais comum é o consumo da sopa de ninho de passarinho, vendida na China com uma iguaria gastronômica. O ingrediente principal é a saliva que a ave do gênero Aerodramus, conhecida como andorinhão, usa para criar a própria casa. Antes de ir para o prato, os ninhos passam por um processo de limpeza para retiradas de impureza. No caldo, o ninho cria uma textura gelatinosa com um sabor levemente adocicado.
Acredita-se que o abrigo do pássaro seja rico em cálcio, potássio, magnésio, ferro e outros nutrientes capazes de retardar o envelhecimento. O consumo também estaria associado a aumentar a libido e até fortalecer o sistema imunológico. Esses benefícios, porém, ainda são alvo de estudo pela comunidade científica e faltam evidências científicas para corroborar a tradição.
Sopa de ninho de passarinho é vendida como uma iguaria na Ásia
Um quilo de ninho custa mais de mil dólares, pouco mais de R$ 5 mil na cotação atual. Existem diversas maneiras de fazer a extração, mas em alguns casos ela é bastante perigosa. Isso porque as aves formam as suas casas em cavernas no alto de regiões montanhosas.
Defensores de animais também criticam a atividade, alegando que o pássaro é submetido a uma situação de estresse na qual tem o ninho destruído e precisa construir um novo com uma frequência que foge do processo natural. Existem, porém, leis que estabelecem regras para essa atividade. Em alguns países, por exemplo, a colheita de ninhos apenas pode ser realizada por moradores locais durante um período do ano pré-determinado.
Veja mais
Chá para imunidade: veja 5 opções e atenção ao alerta da nutri sobre quantidade da erva
Conheça 2 shots para ganhar disposição e reforçar a imunidade: veja as receitas imperdíveis da nutri!