• Entrar
  • Cadastrar
Palavra de padeiro: o segredo que não te contaram sobre como escolher a melhor farinha para fazer pão

A farinha que você usa no pão faz a diferença no resultado e com essa dica de padeiro você vai saber escolher a melhor do mercado

Veja dica de padeiros para escolher a melhor farinha para o seu pão caseiro (Créditos: Shutterstock)

A farinha é, provavelmente, a parte mais importante de qualquer receita de pão caseiro. Uma receita de pão tradicional precisa de três ingredientes: farinha, água e fermento. Essa é a receita até da baguete francesa que é patrimônio da UNESCO. Outros tipos de pães podem levar outros alimentos, como ovo ou leite, mas mesmo nesses casos a farinha é indispensável. Por isso, saber escolher a melhor farinha é um segredo que os melhores padeiros precisam conhecer.

E não estamos falando somente da diferença entre os tipos farinha como a farinha de trigo, de aveia ou de arroz, mas da própria diferença entre os tipos de farinha de trigo. Se você já tentou fazer pão em casa, mas nunca fica tão bom quanto os da padaria, esse pode ser o motivo. Descubra no TudoGostoso o segredo de padeiro para escolher a melhor farinha de trigo para fazer pão.

Quais são os tipos de farinha de trigo?

Apesar de no Brasil as opções sejam limitadas, existem variações de tipo de farinha de trigo dependendo do grão e da textura, cada um mais adequado à uma utilidade. A principal diferença está no grau de refinamento. A farinha mais refinada, ou flor, é a T45 (também chamada de “farinha tipo 00”), ideal para receitas mais delicadas que pedem uma massa mais leve, como um pão de ló, uma torta ou uma massa artesanal.

A farinha T55, ou tipo 1, é a fina superfina, ela é a mais versátil por ser fofa, mas não tão macia por ter uma mistura de grãos muito refinados e outros nem tanto. Funciona em bolos e massas de maneira geral. Por último, a farinha fina ou T65 não tem tanto refino e é mais quebradiça, mas ainda funciona bem em empadas, biscoitos e ainda alguns bolos. Números acima disso, como a T110, já indicam uma farinha integral ou semi-integral.

De todas elas, a farinha T65 é melhor para pães, mas a T55 também funciona bem para fazer um pão caseiro. Essa é uma boa notícia, já que no Brasil as farinhas disponíveis no mercado estão dentro dessa faixa de refino. Aqui é mais fácil separar entre farinha refinada e a integral e também farinha com ou sem fermento – lembrando que com pão é fundamental usar a versão sem fermento. Mas o tipo de farinha escrito na embalagem não é o mais importante na hora de escolher a melhor para fazer pão.

Como escolher a melhor farinha para fazer pão?

Se todas as farinhas de trigo do mercado são praticamente iguais, como escolher entre elas? Elas podem ser parecidas, mas o segredo aqui é olhar as outras informações da embalagem. A dica de padeiro nesse caso é olhar para o teor de proteínas: quanto mais, melhor para o seu pão crescer e ganhar estrutura. O ideal é que a farinha tenha pelo menos 5 g de proteína a cada 50 g de farinha, ou 10g de proteína por cada 100 g de farinha, dependendo da informação na tabela nutricional.

Não tem muita diferença entre uma farinha com 5,3 g para uma com 5,6 g de proteína, por exemplo, mas menos que 5 g não é recomendado. Tendo essas 5 g, o que entra em consideração é a qualidade de proteína. E, nesse caso, a melhor maneira de saber é, infelizmente, só comprando e testando comparativamente.

Para isso, você precisa misturar um pouco de farinha com água (na mesma proporção em cada teste). Faça como se fosse uma massa de pão comum, deixe descansar e então abra a massa e veja contra a luz. Ela deve ser capaz de esticar em uma camada fina e translúcida sem quebrar. Esse é o ponto de véu, que indica que o glúten foi formado corretamente. Caso desmanche com facilidade, quer dizer que a proteína e, logo, a farinha de trigo não são de boa qualidade. E quanto mais delicada ela for sem quebrar, maior é a sua qualidade.

Veja mais:
Tipos de farinhas que você consegue fazer em casa e economizar (com dicas de receitas)
Pratos crocantes com farinha panko: confira receitas irresistíveis de empanados e farofa
DUELO: tapioca X pão francês, quem ganha o título de mais saudável e melhor para o emagrecimento?

Temas relacionados