Foi o tempo em que a farinha de trigo era a única procurada para fazer bolos, pães, massas e doces. Atualmente, é possível encontrar vários outros tipos de farinha que servem para os mais diferentes propósitos, desde farinha sem glúten para os celíacos até farinhas com menos carboidratos para os praticantes da dieta low carb.
O problema é que essas farinhas diferentes podem ser bem caras e não caber no orçamento. Se você está querendo provar mas não queria gastar muito, chegou o seu momento de brilhar: o TudoGostoso vai ensinar como fazer farinha de arroz, farinha de amêndoas e farinha de grão-de-bico em casa. Vem!
Aprenda a fazer 3 tipos de farinha: de arroz, de amêndoas e de grão-de-bico
Como fazer farinha de arroz em casa
A farinha de arroz é muito procurada pelos celíacos e por quem precisa evitar o consumo de glúten. Ela é uma das mais fáceis de fazer em casa, com um ingrediente que você já deve até ter: o próprio arroz. Nos mercados, ela costuma ter um preço um pouco elevado, fazendo com que muitas pessoas desistam do consumo.
Você pode fazer a farinha de arroz com branco ou integral. Contudo, o arroz integral é rico em fitato, uma substância que atrapalha a absorção de alguns minerais. Nesse caso, o ideal é deixá-lo de molho por 30 minutos antes de usar. Mas lembre-se que ele precisa secar bem antes!
Para fazer, basta colocar o arroz para triturar no processador ou no liquidificador até virar uma farinha. Faça isso de 1/2 em 1/2 xícara (chá) de arroz, alternando entre potência máxima e pulsar. De vez em quando, retire a farinha e peneire, voltando com as partes sólidas para o eletrodoméstico para continuar o processo.
Como fazer farinha de amêndoas
A farinha de amêndoas, diferente da farinha de arroz, não é procurada somente por quem não consome glúten, mas é usada em muitos doces da confeitaria francesa, como é no caso da receita de macaron. A amêndoa inteira já não é muito barata, e sua farinha também pode ter um preço ainda mais salgado.
Para fazer em casa e economizar, tudo que você precisa é de 500 g de amêndoas. Para facilitar o processo, o ideal é que ela seja sem casca, mas caso a diferença de preço seja muito grande, vale a pena comprar com casca e descascar em casa.
Descascar amêndoa em casa requer um pouco de paciência mas costuma ser bem fácil. Tudo que você precisa fazer é encher uma panela com água e levar para ferver. Assim que levantar fervura, coloque todas as amêndoas, desligue o fogo e deixe por 1 minuto. Escorra e lave as amêndoas em água bem gelada.
Em seguida, aperte uma das extremidades da oleaginosa e você verá que a casca sairá facilmente. Quando todas as amêndoas estiverem sem casca, espalhe-as em uma assadeira e leve ao forno apenas para que elas sequem. Bastante atenção porque não é para elas dourarem, hein!
Por último, é só colocar as amêndoas para bater no liquidificador ou processador. Contudo, diferente do arroz, é preciso tomar cuidado nesse passo: é preciso que a farinha seja feita rapidamente, para que o calor do movimento não libere os óleos da oleaginosa e transforme tudo em uma pasta, como acontece com a pasta de amendoim caseira.
Como fazer farinha de grão-de-bico fácil
A farinha de grão-de-bico também é outra opção ideal para veganos e celíacos, sendo bem fácil de fazer e oferecendo muitos benefícios para a saúde.
Tudo que você vai precisar é de 500 g de grão-de-bico cru. Antes de começar a moê-los, confira se não há nenhum tipo de impureza junto aos grãos. Com tudo certinho, é hora de colocá-los no processador. Como esse grão é bem duro, você deve processá-lo de pouco em pouco para fazer a farinha, sempre peneirando para garantir que não ficou nenhum grão maior.
Receitas com farinhas: arroz, amêndoas, grão-de-bico
Veja mais:
Inove com receitas de grão-de-bico: aprenda a fazer empadão, almôndega e até cookie
Receitas com farinha de arroz: veja 3 opções salgadas e doces