• Entrar
  • Cadastrar
Ovo na sanduicheira: descubra lanches rápidos e deliciosos sem usar gás de cozinha!
A sanduicheira substitui a frigideira para fazer receitas simples e saborosas usando ovo como ingrediente principal

Quem não tem ovo na cozinha? Tem tanta receita que usa ovo que a maioria das pessoas sempre tem uma caixa com ovos na cozinha. O ovo pode ser usado desde a massa de bolo simples até pastas como a maionese. Também é um ingrediente perfeito para lanches rápidos como um ovo mexido ou uma tapioca com ovo.

Agora, você sabia que dá para fazer refeições práticas e deliciosas com ovo na sanduicheira? Isso mesmo! Nada de usar frigideira e gastar gás do fogão. Com um ovo e uma sanduicheira você faz várias receitas básicas, gostosas e nutritivas para o dia a dia! Descubra no TudoGostoso como fazer lanches simples com essa união de sucesso!

ovo na sanduicheira com ovo frito temperado em cima do pão tostado Com um ovo e uma sanduicheira, você prepara lanches práticos e gostosos

Por que fazer um lanche com ovo?

O ovo, além de versátil, é nutritivo! É um alimento ricos em proteínas e em gordura boa que dão saciedade e ajudam no ganho de massa muscular, sendo a escolha perfeita para receitas low carb e lanches fit. Os antioxidantes reduzem o envelhecimento das células. As vitaminas A, B2, B6, B12, D, E e K, e os minerais como ferro, zinco, selênio e cobre fortalecem nosso organismo.

Por esse motivo, vale muito a pena apostar em lanches com ovo quando bate aquela fome fora da hora. E se quiser fazer uma receita simples e rápida sem nem gastar gás de cozinha, confira as nossas dicas!

Dicas para fazer receitas com ovo na sanduicheira

Antes de escolher a sua receita e colocar o ovo na chapa da máquina, tem alguns detalhes que precisa levar em consideração para seu lanche ficar maravilhoso. Primeiro, como é uma sanduicheira, é importante ligar o equipamento e deixar pré-aquecer por cerca de dois minutos.

Se a sua sanduicheira for antiaderente, você pode preparar as receitas direto. Caso a comida tenha o costume chato de ficar grudada na chapa, passe um pouco de manteiga ou óleo dos dois lados para garantir. Espalhe com um pincel, uma espátula ou mesmo papel toalha quando já estiver quente, mas com cuidado para não se queimar.

ovo na sanduicheira com uma sanduicheira com pão em cima Se a sua sanduicheira gruda, é importante untar antes de colocar qualquer alimento

Antes de abrir o ovo e usar na receita, use o truque do copo de água para saber se o ovo está bom. Dessa maneira você evita aquela surpresa desagradável de abrir o ovo com vontade na sanduicheira só para descobrir que estava podre.

E depois que terminar seu lanche é só jogar a casca fora? Pense duas vezes! Você pode usar a casca do ovo para afiar a lâmina do liquidificador e ainda aproveitar a farinha da casca como adubo ou em mais receitas nutritivas! Aposto que você nunca imaginou que um simples ovo pudesse ser tão versátil na cozinha.

Como fazer ovo frito na sanduicheira?

ovo na sanduicheira com um prato branco com ovo frito por cima Você pode fazer um ovo frito na sanduicheira e escolher se quer gema mais mole ou mais firme

Fazer ovo frito na sanduicheira é mais fácil do que parece. A chapa da máquina funciona igual uma frigideira que aquece o alimento por igual até fritar. Basta abrir o ovo direto na máquina, salpicar sal, pimenta ou orégano à gosto. Pode deixá-la aberta e aproveitar só o calor debaixo ou fechar para endurecer mais a gema. Cerca de um a dois minutos é o bastante para ter um ovo frito delicioso.

Um truque inteligente para não precisar untar neste caso e que ainda evita a bagunça é usar papel-manteiga. Coloque papel manteiga em cima da chapa, abra o ovo no papel e depois bote mais uma folha antes de fechar. Pronto! Ovo frito na sanduicheira rápido e sem sufoco.

E quer uma dica para incrementar a receita? Coloque uma fatia de queijo embaixo e depois bote dois ovos, um de cada lado da chapa. Assim você terá um ovo frito com queijo tostado e crocante de dar água na boca!

Como fazer omelete na sanduicheira?

Receitas rápidas de Dia das Mães: omelete dobrado ao meio com salsinha em cima, tomate ao lado e um prato azul por baixo Omelete é um prato bem simples e que ainda pode improvisar usando os ingredientes que tiver na cozinha e ainda dá para fazer na sanduicheira

Quem nunca preparou um omelete rápido com ingredientes que tinha em casa para saciar a fome? Afinal, fazer um omelete simples e bom é assim: um ovo batido com uma mistureba de ingredientes que achar na cozinha. Pode ter queijo, presunto, tomate, cebolinha e o que mais der na telha. E na sanduicheira não seria diferente!

Bata a clara com gema de um ovo com o garfo, adicione os ingredientes que quiser bem picadinhos, acrescente o tempero e misture. Unte a sanduicheira se necessário e despeje a massa. Mas cuidado! A borda é mais fina do que uma frigideira, então coloque aos poucos para preencher bem, mas sem transbordar. Feche a máquina e espere alguns minutos.

Como a sanduicheira tem uma chapa embaixo e outra em cima, ela grelha os dois lados ao mesmo tempo. Assim você não precisa se preocupar em virar o omelete para dourar a parte de cima.

Como fazer pão com ovo na sanduicheira?

ovo na sanduicheira com quatro fatias de pão com ovo por cima Em vez de só colocar o ovo em cima do pão tostado, nessa receita você tosta o pão junto do ovo batido

Se tiver pão de forma em casa, faz um pão com ovo usando a sanduicheira rende uma refeição que dá ainda mais sustância. E não estamos falando de um ovo frito em cima de uma fatia de pão. Essa receita de pão com ovo na sanduicheira começa com um ovo batido com temperos à gosto.

Despeje o ovo batido na sanduicheira assim como faria no omelete, mas colocando uma camada mais fina por causa do pão que entra depois. Em seguida, coloque uma fatia do pão de forma para umedecer um dos lados com o ovo e depois vire. Faça o mesmo com uma segunda fatia e coloque as duas lado a lado na sanduicheira. Feche a máquina e deixe por alguns minutinhos para tostar. O resultado é um pão tostado já com o sabor do ovo.

Após pronto, você pode cortar e separar em duas porções, cada uma com uma fatia de pão com ovo. Ou então pode dobrar ao meio e servir um supersanduíche. Quer uma dica para dar aquela incrementada no bom e velho pão com ovo? Coloque fatias de salaminho, presunto e queijo por cima do pão antes de fechar e terá um mega lanche para satisfazer qualquer fome.

Como fazer panqueca de banana com ovo na sanduicheira?

Receita de panqueca de banana: confira o passo a passo O ovo pode ser usado na sanduicheira para fazer uma panqueca de banana bem apetitosa

A nossa última sugestão de receita com ovo na sanduicheira é uma deliciosa panqueca de banana com ovo. Anota os ingredientes! Você precisa de uma banana amassada, um ovo batido, três colheres (sopa) de óleo, três colheres (sopa) de leite, uma colher (sopa) de açúcar, uma colher (sopa) de farinha de trigo e uma colher (chá) de fermento.

Em uma tigela, adicione e misture os ingredientes um a um com um fouet ou um garfo. Despeje a massa na sanduicheira e acrescente pitadas de canela por cima. Feche a máquina e deixe por alguns minutos para assar. O resultado é uma panqueca de banana perfeita para o café da manhã.

Veja mais:

Ovo cozido: tempo de cozimento é o segredo para acertar o ponto da gema

Ovo caipira, de granja, orgânico, com vitamina E ou cage free? Aprenda a escolher o seu!

Temas relacionados